Reunião histórica entre Musicanto e Carijo da Canção Gaúcha fortalece união dos festivais no RS
A reunião abordou interesses comuns e estratégias conjuntas nas áreas administrativa, de gestão, captação de recursos, marketing, embasamento jurídico e ações culturais. Reconhecido como modelo de organização e gestão voluntária, o Musicanto apresentou práticas que chamaram a atenção dos representantes do Carijo, também referência na valorização da música regional
Publicado em 18/08/2025 às 09:24
Atualizado em 18/08/2025 às 09:41
Capa Reunião histórica entre Musicanto e Carijo da Canção Gaúcha fortalece união dos festivais no RS

Foto de Duo Social Media / Musicanto / Reprodução

Nesta quinta-feira (14), um momento histórico marcou o cenário cultural do Rio Grande do Sul. O Musicanto Sul-Americano de Nativismo, de Santa Rosa, recebeu a comitiva do Carijo da Canção Gaúcha, de Palmeira das Missões, para um encontro que uniu dois dos mais importantes festivais de música do estado e do Brasil.

A reunião abordou interesses comuns e estratégias conjuntas nas áreas administrativa, de gestão, captação de recursos, marketing, embasamento jurídico e ações culturais. Reconhecido como modelo de organização e gestão voluntária, o Musicanto apresentou práticas que chamaram a atenção dos representantes do Carijo, também referência na valorização da música regional.

Participaram da comitiva de Palmeira das Missões o vice-prefeito Régis Lorenzoni e o secretário de cultura Tiago Patias. Pelo Musicanto, estiveram presentes o presidente Fernando Borella, o vice-presidente Luís Dorneles, o coordenador Fábio Meinerz e voluntários. Também participaram o presidente do CCP da Fenasoja, Dário Germano, e o presidente da Fenasoja, Marcos Servat.

Segundo Borella, a aproximação é estratégica:

“A ideia principal desta reunião, além da troca de experiências, é a elaboração de um termo de cooperação entre o Musicanto e o Carijo. Esse acordo contribuirá para unir festivais, respeitando a individualidade de cada um, mas fortalecendo a coletividade por meio de ideias e experiências exitosas.”

O encontro é considerado o embrião de um projeto idealizado há anos. A meta é criar uma rede colaborativa entre festivais tradicionais, especialmente os geograficamente próximos, como Santa Rosa e Palmeira das Missões, fortalecendo a música nativista e a cultura gaúcha.

Fonte: Musicanto

Publicado por

Foto Rádio Palmeira
Rádio Palmeira