Desfile Farroupilha 2025 abrilhanta a manhã do feriado em Palmeira das Missões
O desfile trouxe à Rua Major Novais, um público considerável de famílias, que aproveitaram e vivenciaram o momento, trazendo cadeiras, chimarrão e vivenciando este que foi um momento de união e comemoração de nossa história e cultura.
Publicado em 21/09/2025 às 07:52
Atualizado em 21/09/2025 às 09:30
Capa Desfile Farroupilha 2025 abrilhanta a manhã do feriado em Palmeira das Missões

Foto de Ramon Mendes / Rádio Palmeira

Na manhã desse sábado (20), feriado do Dia do Gaúcho, as forças, entidades civis e tradicionalistas de Palmeira das Missões desfilaram pela Rua Major Novais em comemoração aos 190 anos da Revolução Farroupilha. O Desfile Farroupilha de 2025, organizado pela administração pública e pela 17ª Região Tradicionalista (17ª RT) do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).

O desfile iniciou precisamente pelas 9h, com a formação do hall de autoridades que acompanharam os desfiles, formadas pelo alto escalão do poder público palmeirense, comandantes das forças de segurança e figuras públicas do tradicionalismo gaúcho. Os primeiros a desfilarem foram as forças de segurança, lideradas pela Brigada Militar, seguida pelo Corpos de Bombeiros Militares, Polícia Civil e Polícia Penal. O desfile se seguiu com a passagem do 126º Grupo de Escoteiros "Cacique Sepé Tiarajú", da caminhada animal, do 420º Grupo de Escoteiros do Ar "Sentinelas da Palmeira" e do Grupo de Antigomobilismo "Velhinhos da Palmeira", fechando o pelotão de forças de segurança e entidades civis.

Logo após as entidades civis, o homenageado da Semana Farroupilha 2025 em Palmeira das Missões, Ronaldo Aparício "Peninha" Giacometti, desfilou em carro alegórico, carregando a chama crioula e seguido dos pavilhões e guardiões da chama, representando a 17ª RT e abrindo, oficialmente, o desfile das entidades tradicionalistas. O desfile iniciou com a CTG Miguel Rocha Sampaio, seguido do 35 CTG, do CTG Sinuelo da Querência, do CTG Filigêncio Martins de Mello e do CTG Galpão da Boa Vontade.

Logo depois, o Piquete Rincão do Provisório continuou o desfile, seguido do CTG João Sampaio Amado, do Piquete Estância do Laço e do Piquete Três Palmeiras. Na parte final do desfile, fez sua parte a Cavalgada das Anitas e o Núcleo Palmeirense de Criadores de Cavalos Crioulo (NPCC), que terminaram abrilhantando a Rua Major Novais. O desfile foi dado fim com o canto do Hino Rio-Grandense e a extinção da Chama Crioula pelo homenageado da Semana Farroupilha 2025.

O desfile trouxe à Rua Major Novais, um público considerável de famílias, que aproveitaram e vivenciaram o momento, trazendo cadeiras, chimarrão e vivenciando este que foi um momento de união e comemoração de nossa história e cultura.

Fonte: Ramon Mendes - Jornalismo RP

Publicado por

Foto Rádio Palmeira
Rádio Palmeira