Foto de Diocese de Frederico Westphalen / Reprodução
Na noite desse domingo (21), em missa na catedral de Frederico Westphalen, presidida pelo Bispo Dom Antônio Carlos Rossi Keller, o Padre Nildo Moura de Melo OSFS se tornou o vigário forâneo da Forania São Tiago Apóstolo de Palmeira das Missões. Como padre Nildo, mais seis sacerdotes da diocese de Frederico Westphalen também assumiram a missão, cada qual em uma das demais Foranias da diocese.
A Forania São Tiago, compreende as paróquias de Palmeira das Missões, Jaboticaba, Novo Barreiro, Cerro Grande, São José das Missões, Constantina e Liberato Salzano – e os demais municípios que fazem parte das paróquias. Na estrutura da Igreja Católica, há uma organização que visa facilitar a administração pastoral e a evangelização em áreas mais amplas, agrupando paróquias para melhor desenvolver a missão conforme as diretrizes da Diocese.
Com a posse dos vigários forâneos, a Diocese de Frederico Westphalen passa a contar oficialmente com sete Foranias, cada uma com seu patrono apostólico, simbolizando os pilares da nossa missão e com os sete vigários forâneos:
- Forania São Mateus Evangelista: Pe. Silvério Pikua
- Forania São Marcos Evangelista: Côn. Leandro Piffer
- Forania São Lucas Evangelista: Pe. Gilberto Giacomoni
- Forania São João Evangelista: Pe. Rafael Romiti Liberalesso
- Forania São Pedro Apóstolo: Pe. Cláudio Miro Monteiro
- Forania São Paulo Apóstolo: Pe. João Paulo Pascoal
- Forania São Tiago Apóstolo: Pe. Nildo Moura de Melo OSFS.
Segundo o Bispo Diocesano Dom Antônio Rossi Keller: “Este passo não é apenas administrativo, mas profundamente eclesial. Ele responde ao chamado da Igreja que pretende ser uma Igreja que caminha junta, escuta, dialoga e age em comunhão. As Foranias são estruturas previstas no Código de Direito Canônico (cân. 553-555) como instrumentos de coordenação pastoral, comunhão fraterna entre o clero, as paróquias e de proximidade com o Bispo Diocesano”.
Dom Antônio convida a todos — sacerdotes, agentes de pastoral, fiéis leigos — a acolherem esta nova etapa com fé, entusiasmo e disponibilidade. Que as Foranias se tornem verdadeiras “casas da comunhão”, onde se respira o Espírito de Pentecostes, onde se escuta a voz do Senhor e se responde com coragem ao seu chamado.
Publicado por
