Potencial dos cereais de inverno é tema de Dia de Campo em Palmeira das Missões
O evento reuniu agricultores, estudantes e técnicos em uma programação voltada à inovação, diversificação e geração de renda
Publicado em 24/09/2025 às 20:14
Atualizado em 24/09/2025 às 20:15
Capa Potencial dos cereais de inverno é tema de Dia de Campo em Palmeira das Missões

Foto de ASCOM - Prefeitura Municipal de Palmeira das Missões / Divulgação

A Administração Municipal de Palmeira das Missões foi parceira na realização do Dia de Campo sobre Cereais de Inverno, promovido nesta terça-feira (23), na Escola Técnica Estadual Celeste Gobbato. O evento reuniu agricultores, estudantes e técnicos em uma programação voltada à inovação, diversificação e geração de renda.

Durante o encontro, foram abordados temas como o papel do melhoramento genético para uma pecuária de corte mais sustentável, as sementes forrageiras e as políticas públicas estaduais voltadas ao setor agropecuário, as oportunidades de cultivo no período de inverno, a produção e qualidade do leite, o planejamento agrícola relacionado ao tempo e clima, a experiência da Fazenda Librelotto em 30 anos de intensificação sustentável, o uso do triticale para pastagem e trigo pastejo, além do manejo e controle de plantas daninhas.

O prefeito de Palmeira das Missões, Evandro Massing, ressaltou a participação das instituições. “Hoje estamos trocando experiências sobre acontece nos diversos centros, nas pesquisas que são feitas na Embrapa, que tem esse papel fundamental, na Emater, que articula com os agricultores e com as secretarias de Estado, é essencial. As prefeituras também têm sua função nesse processo. Mas é preciso rediscutir o modelo agrícola, porque muitas vezes se trabalha com pacotes iguais, e cada realidade é diferente. Precisamos pensar em tecnologias voltadas para o pequeno, o médio e o grande produtor, para que todos possam se viabilizar e permanecer no campo, gerando renda e garantindo soberania alimentar. A prefeitura estará junto, dentro das nossas possibilidades, apoiando a escola agrícola e as iniciativas que fortaleçam o desenvolvimento”, disse.

O presidente da Emater/RS, Luciano Schwerz, destacou a importância da ação conjunta. “Esse Dia de Campo mostra como o conhecimento técnico aliado a políticas públicas consistentes pode transformar a realidade das famílias rurais”, afirmou.

O diretor da Escola Técnica Celeste Gobbato, Luiz Carlos Cosmam, destacou a relevância da parceria. “Este evento é resultado da união de esforços entre instituições. Nossa missão é oferecer conhecimento prático aos estudantes e agricultores, fortalecendo a integração entre ensino e comunidade”, afirmou.

O Dia de Campo contou com a parceria Administração Municipal de Palmeira das Missões, Emater/RS-Ascar, Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Secretaria da Educação (Seduc), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Embrapa, Biotrigo, SUEPRO e OR Genética.

Fonte: Daniela Vargas / ASCOM - Prefeitura Municipal de Palmeira das Missões

Publicado por

Foto Rádio Palmeira
Rádio Palmeira