Descarte irregular de lixo volta a preocupar menos de um mês após mutirão de limpeza
O cenário preocupa autoridades e a comunidade, especialmente após o esforço coletivo que envolveu o Departamento do Meio Ambiente, diversas secretarias municipais, instituições parceiras e voluntários.
Publicado em 09/10/2025 às 07:54
Atualizado em 09/10/2025 às 08:03
Capa Descarte irregular de lixo volta a preocupar menos de um mês após mutirão de limpeza

Foto de Alexandre Silva

Menos de um mês após a realização de um grande mutirão de limpeza, ocorrido em 19 de setembro, a entrada do aeroporto municipal volta a registrar o descarte irregular de lixo. A situação ocorre na Avenida Júlio de Castilho, no trecho que liga à Avenida Borges de Medeiros, dentro do perímetro urbano, logo após a ponte e nas proximidades da Madeireira Brizola.

O cenário preocupa autoridades e a comunidade, especialmente após o esforço coletivo que envolveu o Departamento do Meio Ambiente, diversas secretarias municipais, instituições parceiras e voluntários. O objetivo da ação foi promover não apenas a limpeza da área, mas também conscientizar sobre a importância da responsabilidade ambiental e do descarte correto de resíduos.

Nesta semana, o vereador Renato Lunks e o assessor Alexandre Silva retornaram ao local e, diante da nova situação de acúmulo de lixo, recolheram uma caçamba de uma caminhonete S10 completamente cheia de resíduos descartados irregularmente. A ação reforça o compromisso com a preservação do espaço público, mesmo diante da reincidência do problema.

A repetição desse tipo de ocorrência evidencia a falta de consciência ambiental por parte de alguns cidadãos e reforça a necessidade de ações contínuas de educação e fiscalização. O lixo descartado de forma inadequada nas vias públicas compromete o visual da cidade, gera impactos negativos ao meio ambiente e representa um desrespeito com toda a coletividade.

A visita ao local também destacou a urgência de medidas mais eficazes, como campanhas educativas permanentes e fiscalização mais rigorosa por parte dos órgãos competentes.

Fonte: Tiago Santos - Jornalismo RP

Publicado por

Foto Rádio Palmeira
Rádio Palmeira