Foto de ASCOM - Prefeitura Municipal de Palmeira das Missões / Divulgação
A Feira do Livro 2025 de Palmeira das Missões encerrou suas atividades na noite de sexta-feira (10), com uma programação marcada pela presença de estudantes, apresentações culturais e o show de encerramento com o músico e escritor Duca Leindecker. Realizado no Centro Cultural, de 8 a 10 de outubro, o evento integrou literatura, arte, música, teatro, cinema e oficinas educativas durante três dias de intensa programação.
Com o tema “Trilhas do Amanhã: Arte, Sustentabilidade e Tecnologia”, a Feira contou com a participação de 28 escolas das redes municipal, estadual e particular, além de estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). As atividades também se estenderam às escolas, especialmente da educação infantil, com oficinas, contações de histórias e ações literárias descentralizadas, reunindo mais de três mil pessoas durante o evento.
A patronesse Evani Ávila, autora do livro O canto dos canários-belgas, esteve presente em diferentes momentos da programação, participando de conversas com o público e sessões de autógrafos. Entre os autores convidados, estiveram Caio Ritter, Gláucia de Souza e Paulo Bocca Nunes, que dialogaram com os leitores sobre literatura infantojuvenil, escrita criativa e ficção científica.
Durante os três dias, o público também acompanhou apresentações teatrais e musicais, mostras de cinema, lançamentos literários, oficinas artísticas Feira Recanto das Artes e Praça de Alimentação. Entre os lançamentos, destacaram-se os livros Carijada: Um mate, um verso, uma herança, de Ramiro Bregles; Palmeira 150 anos, de Antônio Léo Rodrigues; e O homem de Chapéu Preto, de Rodrigo Korsak.
As bancas registraram boa movimentação, com mais de 300 livros vendidos, somando as vendas de livreiros locais e do Sebo que participou da feira.
Durante o encerramento, o prefeito Evandro Massing destacou o papel da Feira como espaço de valorização da leitura e da formação. “A Feira do Livro é uma oportunidade de aproximar a comunidade da literatura e do conhecimento. Ver o envolvimento das nossas escolas, professores e estudantes é motivo de orgulho,” afirmou o prefeito.
O secretário de Educação, Alfredo Ávila, ressaltou o trabalho conjunto entre as escolas e a importância da formação de leitores desde a infância. “Tivemos uma participação expressiva da rede municipal, especialmente das turmas da educação infantil. A leitura abre caminhos e amplia horizontes, e a Feira é um espaço essencial para despertar esse interesse nas crianças”, destacou.
O secretário de Cultura e Turismo, Tiago Patias, destacou a realização da Feira no Centro Cultural, espaço conhecido como símbolo da história e da identidade cultural do município. “Realizar a Feira do Livro no Centro Cultural teve o propósito de aproximar a comunidade desse espaço, que é um espaço importante da cultura em Palmeira das Missões”, afirmou.
O evento foi promovido pela Administração Municipal de Palmeira das Missões, por meio das Secretarias de Cultura e Turismo e de Educação, e contou com o apoio da 20ª Coordenadoria Regional de Educação, Acaip. UFSM, Sesc, Câmara de Vereadores, Agentes de Cultura (Lei Aldir Blanc), Banrisul, Cresol, Sicredi, Sicoob, Palmitrac e Instituto Preceptor Kühn.
Publicado por
