Estações de monitoramento hidrometeorológico são instaladas na região
Panambi e Sarandi receberam estações para monitorar os níveis dos rios e os volumes de chuva. Estas estações serão ativadas oficialmente nos próximos meses.
Publicado em 20/10/2025 às 11:40
Atualizado em 20/10/2025 às 11:42
Capa Estações de monitoramento hidrometeorológico são instaladas na região

Foto de Rádio Sulbrasileira / Reprodução

Durante essas últimas semanas, os municípios de Panambi e Sarandi tem recebido as instalações de estações hidrometeorógicas em rios da cidade, sendo instaladas pela Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul. Estas estações serão ativadas oficialmente nos próximos meses. Estas estações são parte de um projeto que deve contar com 130 estações de Monitoramento Hidrometeorológico em diversas bacias hidrográficas do estado.

Em Panambi, a estação monitorará o Rio Fiúza, sendo instalada ponte do Cachorrão do Alemão, que conecta avenidas Sete de Setembro e Presidente Kennedy. Já em Sarandi, o equipamento está sendo instalado na Ponte do Farol, na Avenida Expedicionário, monitorando o nível do RIo Catureté.

Os equipamentos contam com sensor de nível e pluviômetro, que permite monitorar o nível do rio, e o volume de chuva. As estações são equipadas com uma câmera, possibilitando o acompanhamento da área durante eventos climáticos. Tudo é transmitido, com uma taxa de atualização de 15 segundos, sendo disponibilizados através de um site, permitindo que a Defesa Civil do Estado acompanhe em tempo real as condições hidrometeorológicas, e emita alertas com base nas informações detalhadas fornecidas pela estação.

A expectativa da Defesa Civil do Rio Grande do Sul é que os equipamentos estejam já ativos em ambos os municípios até dezembro de 2025. Os investimentos estão sendo custeados pelo Governo Estadual, que destinou R$ 47 milhões, com 130 estações que vão monitorar 24 bacias hidrográficas no RS. A coordenação e execução desse projeto estão sendo acompanhadas pela Defesa Civil gaúcha. Serão 113 estações hidrometeorológicas, com sensores de nível e precipitação.

Fonte: Ramon Mendes - Jornalismo RP

Publicado por

Foto Rádio Palmeira
Rádio Palmeira