Temporal de Granizo: 500 casas foram danificadas entre Barra Funda e Sarandi
Estragos foram notados em todas as localidades, com pelo menos 215 famílias procurando auxilio somente em Sarandi
Publicado em 04/11/2025 às 06:01
Atualizado em 04/11/2025 às 07:40
Capa Temporal de Granizo: 500 casas foram danificadas entre Barra Funda e Sarandi

Foto de Redes Sociais / Reprodução

O forte temporal de granizo atingiu na tarde dessa segunda-feira (03) os municípios de Barra Funda e Sarandi, no norte do Rio Grande do Sul, provocou estragos significativos em áreas urbanas e rurais. Conforme levantamento preliminar da Defesa Civil, cerca de 500 residências foram danificadas na cidade e em localidades do interior.

Em Sarandi, a Defesa Civil Municipal informou que, até as 18h de ontem, todas as lonas disponíveis para atendimento emergencial já haviam sido distribuídas. Ao menos 215 famílias procuraram auxílio junto à Defesa Civil e ao Corpo de Bombeiros, que seguem prestando apoio às comunidades afetadas. O Pavilhão do Bairro Kennedy foi utilizado como base para acolher possíveis desobrigados.

Os estragos foram generalizados em todo o município, porém, o bairro Sassi foi o mais atingido. Foram regitstrados alagamentos também no centro. Apesar dos danos materiais expressivos, não há registro de feridos. Equipes municipais realizam desde a noite de ontem um levantamento detalhado das residências atingidas e solicitaram apoio estadual para reposição de lonas e outros materiais. 

Também, houve o cancelamento das aulas em 10 estabelecimentos de ensino da Rede Municipal de Sarandi, devido as avarias causadas pela forte chuva de granizo que atingiu o município.

O temporal também causou prejuízos em lavouras, especialmente a de trigo, que teve estragos generalizados, segundo a Emater de Sarandi.

Já no município de Barra Funda, segundo a Administração Municipal local, o temporal atingiu as localidades de Carijo, Cabrito e Santa Lúcia, provocando diversos danos em propriedades rurais, lavouras, veículos e residências das comunidades afetadas.

Fonte: Ramon Mendes - Jornalismo RP

Publicado por

Foto Rádio Palmeira
Rádio Palmeira