Foto de Rádio Sarandi / Reprodução
Um levantamento da Emater/RS-Ascar de Barra Funda apontou que o temporal com granizo registrado na última segunda-feira (03) causou prejuízos em cerca de 500 hectares de produção agrícola no município. As perdas foram registradas em diferentes culturas e localidades rurais, especialmente nas comunidades de Linha Cabrito, Linha Carijo, Linha Encantado e Linha Santa Lúcia.
Segundo o chefe do escritório da Emater, Luis Eduardo Velho, o granizo foi mais intenso em algumas dessas áreas. “O granizo se concentrou em toda uma área de 500 hectares. Nós pudemos fazer essa medição via Google Earth”, explicou.
As lavouras de trigo, que estavam próximas da colheita, foram as mais atingidas, mas também houve danos em áreas de soja e milho. A fruticultura — uma das principais atividades do município — sofreu prejuízos em pomares de uva, noz-pecã, laranja e pêssego, em alguns casos com perda total.
O relatório técnico servirá de base para a elaboração de um decreto de emergência pela Prefeitura de Barra Funda. Além disso, a Emater iniciou um trabalho de assistência aos produtores atingidos. “Estamos passando, produtor a produtor, para entender cada necessidade e oferecer uma orientação direta e específica”, destacou Velho.
Publicado por
