A Administração Municipal de Palmeira das Missões por meio da Secretaria de Agricultura e Pecuária e Emater, está divulgando a listagem dos 40 produtores rurais de Palmeira das Missões e dos oito suplentes beneficiados pelo programa Terra Forte do governo do Estado. Os contemplados foram definidos em reunião extraordinária do Conselho Municipal, conforme regulamentação, a partir da nominata de inscritos e habilitados fornecida pela Emater.
A chefe do escritório municipal da Emater/RS-Ascar, Thais Albarello, detalhou como o programa será aplicado no município. “Para Palmeira das Missões, foram destinadas 40 vagas. Cada beneficiário receberá R$ 30 mil, valor previsto pelo programa Operação Terra Forte, para aplicação conforme o projeto que será executado nas propriedades. Os projetos serão elaborados e acompanhados pelos técnicos da Emater. Ainda não há previsão de nova fase. Os 40 produtores serão atendidos em três etapas, conforme prevê o programa. A Secretaria de Desenvolvimento Rural fará o pagamento em três etapas. Por isso, no momento da seleção, o Conselho definiu os beneficiários da primeira, da segunda e da terceira etapa”, salientou.
Ela também explicou como ocorreu a seleção. “Entre os 207 inscritos no município, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural selecionou os 40 beneficiários em diferentes atividades, como grãos, olericultura, silvicultura e fruticultura. A escolha seguiu os critérios do programa e critérios municipais. O conselho agropecuário é composto por 26 integrantes, representantes de entidades e associações ligadas ao meio rural. Após a fase de seleção, a documentação oficial foi encaminhada para a Secretaria do Estado, que fará a publicação no Diário Oficial e, depois, iniciará os pagamentos.”
Em Palmeira das Missões, 40 famílias receberão o auxílio financeiro de R$ 30 mil, conforme os critérios do programa e a seleção realizada pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural. A inscrição das famílias foi realizada pela Emater/RS-Ascar.
A Operação Terra Forte foi idealizada pelo governo do Estado para promover a recuperação socioprodutiva e ambiental de propriedades rurais, com atenção à conservação do solo.
Publicado por
