Assédio moral no trabalho é tema de Fórum Regional

O Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador – Cerest Macronorte, com sede em Palmeira das Missões, promove na próxima segunda-feira, 10 de outubro, o 1º Fórum Regional de Saúde do Trabalhador com o tema “Assédio Moral no Trabalho: Aspectos Jurídicos e Psicossociais” que traz palestras ligadas à saúde mental no ambiente de trabalho. O evento que será realizado no Centro Cultural Mozart Pereira Soares, é gratuito e tem início da programação às 8h e encerramento às 16h30min.

 

Entre os temas abordados estará o “Assédio Moral no Trabalho, Violência Psicológica e o Trabalho Desenvolvido pelos CERESTS” palestra que será ministrada pelo professor Doutor Roberto Heloani (UNICAMP-SP). Também será falado sobre o tema “Assédio Moral x Desgaste Profissional: Atos e Omissões” com o palestrante professor Doutor Gianfábio Pimentel Franco e “Assédio Moral – Contexto e Prática Jurídica. Situações Trabalhistas de Assédio Moral que Chegam aos Tribunas” com a Doutora Bárbara Schönhofen Garcia – Juíza do Trabalho na Vara de Palmeira das Missões.

 

O encontro tem o intuito de tratar a relação que o trabalho exerce sobre a saúde mental, diante das mudanças e cobranças profissionais que exigem do indivíduo cada vez mais conhecimento e produtividade. Desta forma, serão enfatizados neste contexto o assédio moral, que é definido como qualquer conduta abusiva, gesto, palavra, comportamento ou atitude que atende por sua repetição ou sistematização, contra a dignidade ou integridade psíquica ou física do trabalhador ameaçando seu emprego ou degradando o âmbito em que está inserido.

 

A prática deste crime efetivamente fortalece a discriminação no trabalho e exclusão social e para este tipo de situação o Cerest é o órgão destinado a amparar o trabalhador, tendo como objetivo em sua legislação prezar pela qualidade de vida e ganho social dos trabalhadores tratando diretamente de questões relativas à saúde física e mental.