Brigada Militar forma 144 alunos no PROERD em Palmeira das Missões

Na noite da última quinta-feira, dia 16 de agosto de 2018, às 19h00min, na Câmara Municipal de Vereadores de Palmeira das Missões, ocorreu a formatura de 144 (cento e quarenta e quatro) alunos da rede pública estadual de Palmeira das Missões que integraram o PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência no 1º semestre de 2018.
A Câmara Municipal de Vereadores estava absolutamente lotada, havendo mais de 50 (cinquenta) pessoas em pé, chegando perto de 400 participantes do evento, entre alunos, pais e familiares, além de algumas autoridades que foram convidadas e se dispuseram a prestigiar esse momento tão significativo para as crianças.
Em Palmeira das Missões os instrutores do PROERD, Soldados LEILA MARIA HIRT e VIVIANE SILVA DA SILVEIRA, trabalharam com alunos da 5ª série do ensino fundamental, das escolas BORGES DO CANTO, CIEP, CARIMELA BASTOS, PAULO WESTPHALEN e VENINA PALMA, em encontros semanais de março à julho de 2018, ministrando aulas ligadas à prevenção e ao afastamento do aluno do convívio das drogas e da violência.
O PROERD é um programa institucional da BRIGADA MILITAR, levado às escolas da região através do 39º BPM/Palmeira das Missões, na busca de uma integração da Brigada com a Escola e desses com o aluno, visando fortalecer a criança para que possa dizer “NÃO” às drogas, ao bulling, ao desrespeito, ao preconceito e à violência (entre outros), a fim de que cresça ciente dos valores morais e éticos e se torne um cidadão de bem em nossa sociedade.
Durante a formatura os alunos prestaram juramento e receberam certificados; 02 (dois) alunos destaque foram homenageados com uma cesta de presentes e receberam uma medalha pelas melhores redações, os alunos Henrique dos santos da Costa, da Escola Venina Palma e Julia Machado dos Santos – do Instituto Borges do Canto. Ao final do evento as diretoras das escolas homenagearam as instrutoras e o comando do 39º BPM.
Estiveram presentes o Secretário do Planejamento, Flávio Ferari, representando o Poder Público Municipal, o Presidente do Legislativo, Vereador Sidinei Bueno de Oliveira, os vereadores Fernando de Carli e Karen Ochôa, a Professora Jussara Maria Vieira Koch, representando a 20ª Coordenadoria Regional da Educação, a Professora Elaine De Carli, representando as Diretoras das Escolas e o Presidente do Rotary Clube de Palmeira das Missões, Ângelo Chiuza, bem como o Comandante do 39º BPM, Major Romulo Ricardo Serafini, o Sub Comandante, Cap João Antônio Winter Pedroso e a Comandante da 1ª Companhia de Palmeira das Missões, Capitã Paula Rabenschlag Zill.
O Rotary Clube de Palmeira das Missões deu exemplo de cidadania ao transferir a reunião ordinária semanal de sua sede para a Câmara de Vereadores, reunindo mais de 20 (vinte) rotarianos, buscando com isso prestigiar os formandos e salientar a importância do Projeto para a educação de nossas crianças.
“O comando do 39º BPM agradece o empenho de todos para que o PROERD formasse mais um grande número de crianças em nosso município, em especial às Diretoras das cinco escolas por colocar o educandário à disposição, às Professoras que acompanharam as turmas, pela parceria, as instrutoras Sd LEILA e Sd VIVIANE, pelo entusiasmo e comprometimento, à Câmara de Vereadores, na pessoa do seu Presidente, SIDINEI BUENO DE OLIVEIRA, por ceder o espaço e se fazer presente na solenidade, ao Rotary Clube, pela nobre atitude, a Professora PATRÍCIA DE ALMEIDA CAVILHAS, pelo protocolo, à imprensa presente e aos colegas Sd DE MENEZES, Sd DIEGO e Sd GERMANO, por terem auxiliado na organização do espaço e durante o evento. O PROERD só é grande porque nele congregamos Escola, Brigada Militar e sociedade civil organizada, com o único objetivo de obtermos o bem estar e a darmos consciência às nossas crianças. É a Brigada Militar pensando no futuro de nossa sociedade.”
No próximo dia 22 de agosto estará ocorrendo no 39º BPM uma reunião preparatória visando a implantação do PROERD no 2º semestre, já estando sendo convidadas TODAS as escolas estaduais e a 20ª CRE.