Cadeia produtiva do leite em debate durante workshop

Com o objetivo de aproximar o diálogo entre as diversas entidades ligadas à produção leiteira, ocorreu em Palmeira das Missões o 1° Workshop sobre a Cadeia Produtiva do Leite, promovido pela Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões, em conjunto com a Escola Técnica Celeste Gobbato, Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação do Estado, Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores, Emater-RS/ASCAR, Corede Rio da Várzea, curso de Zootecnia, grupo de pesquisa Inovazoot, Sindicato Rural e Jornada Acadêmica Integrada (UFSM).

 

A abertura do evento ocorreu na última semana, no auditório do campus da UFSM, com a presença de diversas autoridades representando o setor, além de estudantes dos cursos relacionados e produtores rurais. Participou da atividade o presidente da Emater-RS/ASCAR, Clair Kuhn, afirmando que a iniciativa é importante para alavancar os jovens atuantes, incentivando o agricultor a repassar as responsabilidades da propriedade para as próximas gerações, evitando assim o êxodo rural.

 

O vice-reitor da UFSM Paulo Bayard Dias Gonçalves destacou que a produção leiteira é um dos temas mais importantes no Rio Grande do Sul, com o crescimento significativo da produtividade ao longo dos anos. O prefeito Eduardo Russomano Freire também esteve durante a abertura do Workshop declarando que o grande desafio atual é agregar valor e fazer com que a agricultura se diversifique.

 

Logo após, o público prestigiou a primeira palestra com o professor Doutor Geraldo Tadeu dos Santos, da Universidade Estadual de Maringá, sobre como agregar valor ao leite e derivados com propriedades bioativas. Diante de diversos casos de fraudes no leite, o palestrante trouxe relevantes informações que apontam as propriedades dos laticínios e sua influência para a boa saúde do ser humano.

 

Diversas palestras foram realizadas no decorrer do primeiro dia, sendo que na quinta-feira a programação aconteceu na Escola Técnica Celeste Gobbato, com a presença massiva de produtores rurais de mais de 40 municípios da região, além dos estudantes e público em geral, que prestigiaram algumas palestras e a visitação das cinco estações de campo em que foram abordados assuntos técnico-científicos com demonstrações.

 

Fotos: Priscila Devens/AI

unnamed-2 unnamed-3 unnamed-4 unnamed-5 unnamed-6 unnamed