Câmara de Vereadores apoia realização de Fórum do Leite

Na manhã da última sexta-feira (06/01) o presidente do legislativo Nico Padilha e os vereadores Marcelo Saggin, Tiago Stefani e Vergilio Matias, participaram de uma reunião na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Campus de Palmeira das Missões, sobre a organização do 4º Fórum Itinerante do Leite.
O evento será realizado pelo curso de Zootecnia da UFSM, pelo Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do RS (SINDILAT), pela Federação da Agricultura do RS (FARSUL) e pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do RS (FETAG), no dia 25 de abril de 2017, nas dependências da Escola Estadual Técnica Celeste Gobbato. Durante a reunião o professor João Pedro Velho apresentou a ideia da programação do fórum, dos palestrantes e das oficinas. “Para a programação ainda temos que ter o respaldo do SINDILAT, Sistema FARSUL, FETAG e Canal Rural para posteriormente divulgarmos”, salientou Velho.
Os temas das oficinas, que acontecem no turno da tarde, já estão definidos: Alimentação e Nutrição de Vacas em Lactação, Compost Barn, Zoonoses, Planejamento de Curto, Médio e Longo Prazo, Leite e Derivados na Alimentação Humana e Manejos de Volumosos em Solos Férteis.
O Reitor da UFSM, professor Paulo Afonso Burmann, esteve na abertura da reunião e destacou a importância da instituição estar aliada à comunidade. “Estamos entusiasmados com a realização do fórum, pois será um momento em que vamos receber o conhecimento e as experiências que a comunidade possui”, salientou Burmann.
Já o diretor do Campus, Rafael Lazzari, mencionou que o foco da instituição continua sendo o crescimento e a expansão nesse novo ano. “É um ano simbólico, que estamos assumindo a diretoria do Campus por mais 4 anos e começamos 2017 muito bem com a presença do nosso reitor”, destacou Lazzari.
Participaram da reunião da organização do fórum: representantes do Campus de Palmeira das Missões, Emater, Corede, Escola Estadual Técnica Celeste Gobbato, Secretaria Municipal da Agricultura, Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação, Poder Legislativo e Poder Executivo Municipal.
Os organizadores do 4º Fórum Itinerante do Leite esperam um público com mais de mil pessoas, entre elas, produtores de leite de Palmeira e região, alunos, profissionais da área e comunidade em geral.

Informações Camila Schmitt Carvalho

Por Sidnei Farias