Com mínima de -4,4ºC em São José dos Ausentes, Rio Grande do Sul tem temperatura mais baixa do ano

Os termômetros marcam temperaturas abaixo de zero em cidades do Rio Grande do Sul, nesta terça-feira (20) que pode ser um dos dias mais frios do ano. Em São José dos Ausentes, na Serra, foi registrada mínima de -4,4°C durante a madrugada.

Em Palmeira das Missões foi registrada nesta madrugada  1,0°C com

Sensação térmica de -3°C.

A temperatura deve cair ainda mais ao longo da manhã, mas as máximas não devem passar dos 15°C ao longo desta terça no estado.

Temperaturas abaixo de 0°C foram registradas em cidades como Cambará do Sul e Vacaria. A sensação térmica é ainda menor, chegando a -5°C em Erechim, no Norte do estado.

O principal motivo da onda de frio é a atuação de uma ar polar, cujo centro está exatamente sobre o Rio Grande do Sul, o que fez com que as temperaturas caíssem ainda mais nesta terça em comparação com o registrado na segunda (19).

No entanto, o dia deve ficar firme com o sol aparecendo desde cedo em todas as regiões.

A medição da temperatura é feita em apenas um pontos dos municípios monitorados pelas estações meteorológicas, por isso, a variação pode ser grande. Em Porto Alegre, por exemplo, a temperatura variava entre 6°C e 3°C de acordo com a região, conforme as estações da prefeitura.

 

Cruz Alta, na Região Noroeste do Rio Grande do Sul, registra 1°C neste amanhecer  (Foto:  Fernando Souza/RBS TV)Cruz Alta, na Região Noroeste do Rio Grande do Sul, registra 1°C neste amanhecer  (Foto:  Fernando Souza/RBS TV)

Cruz Alta, na Região Noroeste do Rio Grande do Sul, registra 1°C neste amanhecer (Foto: Fernando Souza/RBS TV)

 
 

Amanhecer congelado foi observado pelos moradores do interior de Cruz Alta (Foto:  Fernando Souza/RBS TV)Amanhecer congelado foi observado pelos moradores do interior de Cruz Alta (Foto:  Fernando Souza/RBS TV)

Amanhecer congelado foi observado pelos moradores do interior de Cruz Alta (Foto: Fernando Souza/RBS TV)

 

Frio acompanhado de vento é característico do Noroeste do RS (Foto:  Fernando Souza/RBS TV)Frio acompanhado de vento é característico do Noroeste do RS (Foto:  Fernando Souza/RBS TV)

Frio acompanhado de vento é característico do Noroeste do RS (Foto: Fernando Souza/RBS TV)