Conferência de saúde da mulher irá debate nesta sexta feira a equidade dos serviços

Convocados pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), os municípios realizarão neste mês as Conferências Municipais de Saúde das Mulheres, com o tema central ‘Saúde das mulheres: desafios para a integralidade com equidade’, com o objetivo de mobilizar a sociedade para conter os retrocessos, sendo um espaço legítimo para posicionamentos.

Em Palmeira das Missões, a Conferência é organizada pela Secretaria Municipal de Saúde e será realizada nesta sexta-feira (12), no Centro Cultural Mozart Pereira Soares, durante todo o dia. A partir das 8h30min será realizado o credenciamento e às 10h haverá a mesa redonda sobre a temática central do evento.

Os painelistas serão: Abgail Pereira, pedagoga, especialista em psicopedagogia, dirigente sindical por mais de 20 anos, 1ª secretária nacional da mulher da Central de Trabalhadoras e Trabalhadores do Brasil, dirigente da União Brasileira da Mulher, dirigente estadual e nacional do PCdoB, foi secretária de Turismo do Estado na gestão de Tarso Genro; Gisleine Lima da Silva, assistente social, especialista em saúde na Coordenação Estadual de Saúde das Mulheres, Coordenadora da 1ª Conferência Estadual de Saúde para as Mulheres; e Fabiano Geremia, economista, Doutor em Economia da Indústria e Tecnologia pela UFRJ, professor adjunto da UFSM campus Palmeira.

Após intervalo ao meio dia, os trabalhos retomam à tarde, com apresentação da Escola de Música e Arte do Rotary Clube. Em seguida, serão organizados os grupos de trabalho dando início aos debates por eixos, que são: Eixo I – O papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres; Eixo II – O mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres; Eixo III – Vulnerabilidades nos ciclos de vida das mulheres na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres; Eixo IV – Políticas Públicas para Mulheres e Participação Social.

Os grupos irão elaborar suas proposições e, durante a plenária final será feita a deliberação das propostas e moções. Ainda, serão eleitos os delegados que representarão o município na 1ª Conferência Estadual da Saúde das Mulheres, marcada para ocorrer em junho. A Conferência Nacional será em agosto, 30 anos após a primeira edição, em 1986, retomando assim as discussões e reunindo as mulheres para pensar a política nacional de saúde

 

Priscila Devens

Por Sidnei Farias