Coordenadoria e diretores de 11 Escolas-Piloto da região participam de capacitação sobre o Novo Ensino Médio

A 20ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), de Palmeira das Missões, juntamente com representantes de 11 Escolas Estaduais de sua abrangência participou no dia 8 de março, em Porto Alegre, das primeiras atividades práticas que passarão a ser adotadas nas Escolas-Piloto selecionadas para a implementação do Novo Ensino Médio no Estado.

De acordo com as responsáveis pelo processo na 20ªCRE, Nádia Scariot e Débora Schnneider, a proposta visa um compromisso com a educação gaúcha, primando pela qualidade, combatendo a evasão e a taxa de insucesso. “É o protagonismo juvenil, projeto de vida, educação humana integral, sob a ótica da flexibilização curricular, a partir do interesse dos jovens”, ressaltam as assessoras.

As Escolas selecionadas da  20ª CRE que estão comprometidas, nesse primeiro momento, com o processo são: Visconde de Taunay de Iraí, Três Mártires de Palmeira das Missões, Cristo Redentor de Alpestre, 20 de setembro de Caiçar,  José Canellas de Frederico Westphalen,  Angelo Beltramin de Pinhal, Liberato Salzano Vieira da Cunha de Liberato Salzano, Pe Francisco Goettler de Jaboticaba, Pe Abílio Sponchiado de Vista Alegre, 22 de Maio de Palmitinho e Joaquim José da Silva Xavier de Novo Tiradentes. As ações iniciam já neste ano nessas escolas selecionadas.

O Novo Ensino Médio

A proposta surgiu como garantia de oferta de educação qualificada a todos os jovens brasileiros e visa aproximar as escolas da realidade dos estudantes, com a atualização por parte das instituições sobre as novas demandas e complexidades dos dias atuais. Entre seus objetivos, estão o protagonismo do estudante, a valorização da capacidade criativa dos professores e a permanência escolar por meio de aprendizagem com qualidade. Todas as fases de preparação e planejamento visam a implementação do Novo Ensino Médio

*Com informações da 20ªCRE/Seduc/RS