Dia de Campo destaca a sustentabilidade da propriedade em São Pedro das Missões

A propriedade da família Signori, localizada no interior do município de São Pedro das Missões, foi local escolhido para a realização de um Dia de Campo na última sexta-feira (27/09). A atividade teve como destaque a sustentabilidade da propriedade rural e seus eixos de equilíbrio, econômico, social e ambiental. Agricultores do município participaram do Dia de Campo, que foi promovido pela Emater/RS-Ascar, Prefeitura de São Pedro das Missões e Secretaria Municipal da Agricultura.

Uma das estações apresentadas no Dia de Campo ressaltou a organização da propriedade e a segurança e soberania alimentar como fatores que contribuem para a qualidade de vida no campo. A agricultora Terezinha Luci Van Riel Signori falou do trabalho realizado na bela propriedade, de organização e melhoria dos arredores, da horta e do pomar domésticos, e como isso influencia no bem-estar da família na propriedade. Nessa mesma reflexão, a extensionista social da Emater/RS-Ascar, Camila Peruzzo, falou das ações que a Assistência Técnica desenvolve com as famílias do meio rural, como é o caso da campanha regional Minha Propriedade, Meu Paraíso, que estimula a organização da propriedade, através de práticas de paisagismo e jardinagem, buscando o embelezamento e qualidade de vida nas propriedades rurais.

Outra prática que a Emater/RS-Ascar trabalha nas propriedades rurais é o uso da composteira doméstica. O gestor ambiental, Gustavo Ribeiro, mostrou os materiais necessários e como funciona esse sistema. O manejo e higiene da ordenha foram temas apresentados pelo técnico em agropecuária da Emater/RS-Ascar, Vilmar Bonfada, e pela médica veterinária, Cátia Schneider, que explicaram todo o processo para obtenção de leite de qualidade, considerando todos os acessórios e as práticas necessárias durante a ordenha, que contribuem com a qualidade do produto final.

Os profissionais mostraram que, mesmo com uma estrutura simples, é possível produzir leite de qualidade se realizar o manejo e a higiene adequados durante a ordenha. O leite é a principal atividade desenvolvida na propriedade e é também a responsável pela sucessão do filho Alessandro, que permaneceu na propriedade da família. Cátia falou ainda sobre a criação de terneiras, destacando o manejo e a estrutura necessária para criação dos animais.

Manejo de solo e produção e pastagens foram temas abordados pelo assistente técnico regional de Recursos Naturais da Emater/RS-Ascar, Carlos Roberto Olczevski. Ele mostrou aos produtores como fazer a correta coleta do solo para realização da análise e a importância da correção do solo conforme a necessidade para a produção

de pastagens de qualidade e em quantidade, bem como para produção de outras culturas.

Ao final do evento, os produtores e lideranças participaram de um momento de confraternização. Participaram do Dia de Campo, o prefeito de São Pedro das Missões, Antônio Reginaldo Ferreira da Silva, o secretário Municipal da Agricultura, Luis Oliveira, entre outras lideranças.

Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Frederico Westphalen – Jornalista Marcela Buzatto