Educadores,candidatos e conselheiros tutelares participam de capacitação sobre a FICAI

Na terça-feira (14), foi realizada no plenário da Câmara de Vereadores a capacitação para funcionamento e operacionalização da Ficha de Comunicação do Aluno Infrequente (FICAI). O minicurso promovido pela Secretaria de Assistência Social e Habitação e Secretaria de Educação, foi ministrado pelo Presidente da ACONTURS – Associação dos Conselheiros Tutelares do RS, Jeferson Leon Machado da Silva.

   Durante a manhã, os 48 candidatos a Conselheiro Tutelar receberam a capacitação do sistema FICAI e debateram a utilização dessa ferramenta, que facilita o fluxo de informações, agilizando o retorno do aluno infrequente, diminuindo a burocracia e possibilitando diagnosticar os motivos da infrequência.  Além disso, ainda foram explanadas pelo Presidente da Aconturs, as atribuições do Conselho Tutelar.

    De acordo com o vice-prefeito e secretário de Assistência Social e Habitação, Lúcio Borges, o objetivo de promover a capacitação é adquirir conhecimento simultâneo pelos interessados em obter uma educação assídua e efetiva na vida dos educandos. “Nós entendemos a importância de tirar dessa capacitação, o maior aprendizado possível, para que os educadores e conselheiros tutelares do próximo pleito possam estabelecer uma ligação direta com as crianças e adolescentes, nas políticas públicas do município”, destaca.

    À tarde o encontro com o palestrante foi realizado no CRAS e estendido para mais participantes, além do COMDICA e os atuais conselheiros tutelares, compareceram os dirigentes das escolas municipais e estaduais.

    Na abertura do curso de capacitação compuseram a mesa, o vice-prefeito e secretário de Assistência Social e Habitação, Lúcio Borges, a vereadora Karin Uchôa, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), Vera Rangel e o Presidente da ACONTURS – Associação dos Conselheiros Tutelares do RS e  ministrante do minicurso, Jeferson Leon Machado da Silva.