ELEITORES TEM 60 DIAS PARA JUSTIFICAR A AUSÊNCIA A VOTAÇÃO

Passado o primeiro turno das Eleições, os eleitores que não puderam comparecer para votar ou justificar sua ausência do município onde vota por meio da justificativa nas seções eleitorais tem até 60 dias, a contar do dia 2 de outubro para apresentarem justificativa pela ausência ao pleito, perante o juízo eleitoral de origem de seu título.
A justificativa consiste em requerimento, direcionado ao juiz da Zona Eleitoral onde o eleitor votaria, indicando os motivos da ausência ao pleito, com comprovante da situação indicada. O requerimento deve ser levado ao Cartório Eleitoral no prazo de 60 dias, a exceção dos eleitores que estejam no exterior, que tem até 30 dias do retorno ao país para apresentarem a justificativa.

Aqui no RS, bem como para os eleitores inscritos em Zonas Eleitorais dos Estados de CE, DF, PR, RO e os eleitores que possuem inscrição eleitoral no Exterior, existe a possibilidade de encaminhar o requerimento digitalizado ao Cartório Eleitoral competente, por meio do Sistema JUSTIFICA.

Nele o eleitor preenche os motivos da ausência e anexa os documentos comprobatórios digitalizados, bem como informa um e-mail válido para o acompanhamento da tramitação do pedido. Assim, o eleitor não precisa deslocar-se ao município de origem, e tão pouco precisa arcar com despesas de envio de documentos. Para os eleitores que estão no exterior mas possuem inscrição no país, mesmo tendo o prazo de 30 dias após o retorno ao país, o procedimento acaba evitando transtornos com a eventual necessidade de regularização de documentos, principalmente para renovação do Passaporte e dos Vistos.

Segue abaixo o link para o sistema Justifica, sendo que para ter a justificativa aceita pelo Juiz Eleitoral é crucial seguir os passos indicados no link.

http://www.tre-rs.jus.br/index.php?nodo=16644