Especialidades do Hospital Regional de Palmeira das Missões serão readequadas

Criação de uma comissão que integre municípios, Estado e Campus Avançado da Universidade Federal de Santa Maria, com vistas à análise da readequação das especialidades a serem implantadas no Hospital Regional de Palmeira das Missões (HPR).

Esta foi a proposta apresentada pela secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, durante reunião ocorrida na tarde desta terça-feira (2) com o prefeito de Palmeira das Missões, Eduardo Russomano Freire, que estava acompanhado de parlamentares e gestores de saúde.

O encontro foi realizado no Centro Administrativo Fernando Ferrari, em Porto Alegre. Na ocasião, a secretária também sugeriu que se busque, junto ao Ministério da Saúde, o custeio para Alta e Média Complexidade nas especialidades necessárias. “A região de Palmeira das Missões é carente de saúde e necessita, com urgência de UTI Neonatal”, afirmou.

O atual projeto do Hospital Regional prevê 224 leitos, 34 leitos de UTI Neo, pediátrica e adulto. A sua área de abrangência é de 72 municípios, o equivalente a uma população de 500 mil habitantes.


Secretária Arita durante reunião sobre o Hospital de Regional de Palmeira das Missões –
 Foto: Neusa Jerusalém