Estudantes do colégio Três Mártires participam da Olimpíada Brasileira de Educação Financeira

Estudantes do 1º e 2º ano do ensino médio do Colégio Estadual Três Mártires de Palmeira das Missões participaram, no último dia 05, da 2º Fase da I Olimpíada Brasileira de Educação Financeira, realizada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, em Porto Alegre. A competição, que está em sua primeira edição no Estado, é voltada para o Ensino fundamental e médio, de escolas públicas e privadas e têm a proposta de estimular o interesse das crianças e dos adolescentes para o aprendizado da educação financeira.

 O interesse do colégio na olímpiada veio após os alunos participarem do projeto intitulado “Cadê meu dinheirinho?”. O projeto, que tem o objetivo de conscientizar os alunos sobre o real valor do dinheiro e, principalmente, sobre como poupar, teve início em junho e já está colhendo seus frutos.

Para a professora do Colégio e coordenadora do projeto, Vanessa Dias, a implementação da educação financeira nas escolas é muito importante, visto que prepara e desenvolve, desde cedo, a consciência dos estudantes em relação ao uso adequado do dinheiro. “Realizamos o projeto para fazer com que os alunos tenham a real consciência do dinheiro deles. E quando chegaram numa loja, por exemplo, não apenas comprem o que querem, mas que tenham consciência de que aquilo é realmente necessário. Com aulas na sexta-feira e contando com ações realizadas fora da escola, surgiu a oportunidade de participar da olímpiada”, explica Vanessa.

A estudante Paola Magro agradece as professoras, Vanessa Dias e Luciane Thabaldi envolvidas no projeto. “As professoras se disponibilizaram a nos dar aulas nas sextas-feiras e isso foi muito importante porque aprendemos muito mais do que cálculos, passamos a conhecer também a história do dinheiro e dos bancos como um todo. Além disso, mostramos que somos alunos e queremos o melhor para nossa escola, fomos atrás de ajuda para conseguimos participar da segunda fase e conseguimos. Essas atividades são muito importantes e muito mais que uma aula, são uma oportunidade de mostrar que a escola é mais, e que cada aluno se destaca em algo”, afirma.

No próximo dia 21 de outubro serão conhecidos os vencedores da etapa estadual, que estarão aptos para participarem da fase nacional. A I Olimpíada Brasileira de Educação Financeira e a I Olimpíada de Educação Financeira do Rio Grande do Sul são uma realização do Projeto de Extensão – 40088 Olimpíada Brasileira de Educação Financeira, vinculado ao Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (DCCA), da Faculdade de Ciências Econômicas (FCE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) (Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA / Departamento de Finanças e Contabilidade – DFC / Projeto de Extensão – Educação Financeira para Toda a Vida).

Com informações Carine Zandoná Badke e Sid Farias