Gestores de Palmeira das Missões estudam implantação de vídeo monitoramento

Ainda em 2016,aconteceu reunião do poder publico com a Brigada Militar, Polícia Civil, Bombeiros e o Departamento de Informática do Município para tratar sobre o projeto de vídeo monitoramento da área central da cidade. Inicialmente, o objetivo do encontro foi ouvir os órgãos de segurança para realizar o levantamento dos pontos críticos e com maior incidência de ocorrências policiais.

A intenção é que com a observação por câmeras de vídeo monitoramento seja possível executar medidas preventivas pela Brigada Militar, além de auxiliar a Polícia Civil nas investigações de crimes, com o resgate das gravações. As câmeras seriam distribuídas na área central de Palmeira das Missões, bem como na Avenida Independência, e demais pontos estratégicos. A ideia é instalar câmeras do modelo OCR, que reconhecem também placas de veículos.

 

O próximo passo é aguardar as tratativas administrativas do convênio com a Brigada Militar para instalar a sala do comando de imagens na sede da BM. Para tanto, o setor de Engenharia da Prefeitura já está trabalhando no projeto para adequação desta sala. Também está sendo elaborado um estudo de custos do serviço de monitoramento, uma vez que o Município terá que abrir um processo licitatório para contratar a empresa que prestará o serviço. Neste caso, o Município paga uma mensalidade para a empresa vencedora do certame, que deverá fazer toda a instalação dos postes e câmeras, manutenção e atualização do monitoramento.

Fotos: Priscila Devens/AI