Grêmio decidirá final da Copa do Brasil na Arena

Atlético-MG busca o bicampeonato, e o Tricolor, que tem quatro títulos, tenta ser o maior campeão do torneio. Partidas acontecem nos dias 23 e 30 de novembro.

Atlético-MG e Grêmio começam a decidir o título da Copa do Brasil em Belo Horizonte. Em sorteio realizado na manhã desta sexta-feira, ficou decidido que o primeiro jogo, marcado para o dia 23 de novembro, será na capital mineira, e o Galo escolherá se mandará a partida no Independência, local que geralmente atua, ou no Mineirão. O jogo de volta, dia 30 de novembro, será em Porto Alegre, na Arena do Grêmio. Assim como em 2015, gol fora de casa não significa vantagem.

Taça, Sorteio copa do brasil 2015 (Foto: Rafael Ribeiro / CBF)
Quem ficará com a taça da Copa do Brasil? Atlético-MG ou Grêmio? (Foto: Rafael Ribeiro / CBF)

O Grêmio vai em busca do pentacampeonato, o que o colocaria como maior campeão da competição. As conquistas anteriores vieram em 1989, 1994, 1997 e 2001. O time foi vice em outras três vezes (1991, 1993 e 1995). O Atlético-MG tenta o bicampeonato. Há dois anos, o time alvinegro venceu o arquirrival Cruzeiro e conquistou o título inédito, na primeira vez que chegou à decisão. Os gaúchos não chegavam em condições de levantar uma taça a nível nacional ou internacional desde 2007, quando perderam a Libertadores para o Boca Juniors, da Argentina.

Os treinadores das equipes vão atrás do bicampeonato. Marcelo Oliveira, do Atlético-MG, conquistou a Copa do Brasil com o Palmeiras em 2015 – ele chega também a sua quinta final da competição, sendo a terceira consecutiva: foi vice-campeão com o Coritiba em 2011 e 2012 e com o Cruzeiro em 2014. Renato Gaúcho, do Grêmio, levou a taça em 2007, quando comandava o Fluminense. Um dos dois se juntará à lista dos treinadores que têm mais de um título da competição. Até hoje, apenas dois conseguiram: Luiz Felipe Scolari (quatro conquistas) e Levir Culpi (dois).

Wallace disputa bola com Fred, Grêmio x Atlético-MG (Foto: Bruno Cantini/ Atlético-MG)
Grêmio e Atlético-MG se enfrentam na final da Copa do Brasil de 2016 (Foto: Bruno Cantini/ Atlético-MG)

Trajetória na competição

Atlético-MG e Grêmio só entraram nas oitavas da Copa do Brasil, já que disputaram a Taça Libertadores desta temporada. No primeiro confronto, o Galo passou pela Ponte Preta, após empate por 1 a 1, no Mineirão, e uma igualdade de 2 a 2, em Campinas. Já o Tricolor gaúcho teve pela frente o Atlético-PR. Em Curitiba, o time de Renato Gaúcho venceu por 1 a 0, mas foi derrotado pelo mesmo placar em Porto Alegre. Nos pênaltis, venceu por 4 a 3.

Na fase seguinte, o Galo encarou outro gaúcho: o Juventude. No Mineirão, venceu por 1 a 0, mesmo placar pelo qual foi derrotado em Caxias do Sul. Nos pênaltis, venceu por 4 a 2. Já o Grêmio encarou o Palmeiras. Em Porto Alegre, na primeira partida, vitória por 2 a 1. Em São Paulo, a igualdade por 1 a 1.

Fonte: Globo Esporte

Por: Sidnei Farias