HORÁRIO DE VERÃO INICIA NO DIA 16 DE OUTUBRO

A edição 2016 do Horário Brasileiro de Verão passa a valer em 16 de outubro. O horário começa no terceiro domingo de outubro e encerra no terceiro domingo de fevereiro de cada ano.

Ocorrido pela primeira vez entre os anos de 1931 e 1932, a alteração no horário visa economia de energia nos horários de maior pico nos estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.

À meia noite do dia 16, moradores dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal devem adiantar os relógios em uma hora. No dia 19 de fevereiro de 2017, também à meia noite, a população deve atrasar os relógios em uma hora.

De acordo com o Ministério de Minas e Energia, a estimativa de ganhos com a adoção do horário de verão supera o patamar de R$ 4 bilhões por ano, que representa o valor do custo evitado em investimentos no sistema elétrico para atender a uma demanda adicional prevista, de aproximadamente 2.250 MW no parque gerador nacional.