Isabelle Bonini Gabbi participa da gravação de Vídeo Institucional do PNLD

Uma equipe técnica do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) está realizando monitoramento das escolas públicas  de alguns municípios do Rio Grande do Sul. O monitoramento está sendo feito por amostragem e tem como objetivo verificar a distribuição do livro didático e literário, bem como os informes do Programa Nacional do Livro  Didático (PNLD).  Além disso, os técnicos estão promovendo conversas com os professores, diretores e alunos sobre a importância do PNLD para o desenvolvimento escolar.

Aproveitando a vinda ao Rio Grande do Sul para a verificação do Programa nas escolas gaúchas, os representantes federais do FNDE e do PNLD, juntamente com a Coordenadora dos Livros e da Leitura da SEDUC, Ana Helena Laux, visitaram na  manhã desta quarta-feira, 11, o Colégio Estadual Três Mártires, localizado no município de Palmeira das Missões. A visita aconteceu com o auxílio do Coordenador da 20ª Coordenadoria Regional de Educação, Marcos Hivan Petter Machado, que intermediou o contato com  a escola.

A ideia do PNLD visitar o educandário surgiu no mês passado, quando a aluna do 4ª ano da instituição, Isabelle Bonini Gabbi, participou do 1º Encontro Técnico Regional do PNLD – Etapa Sul. No evento que reuniu articuladores que trabalham diretamente com o incentivo à leitura por meio do livro didático no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, Isabelle apresentou a obra de sua autoria, um livro que conta a história de uma refugiada síria. Ela também falou de sua paixão pelos livros e que já havia lido mais de 450 livros.

Encantada com a aptidão da jovem escritora, Ana Helena Laux, sugeriu a participação de Isabelle na gravação do vídeo Institucional do PNLD. Inicialmente a gravação seria em Porto Alegre, mas a coordenadora preferiu que a gravação fosse feita na escola com a presença da turma, uma vez que segundo ela, “o vídeo tem o intuito de promover e visibilizar o trabalho que as escolas públicas em ações de incentivo à leitura”.

Uma equipe dos Correios de Santo  Ângelo foi a responsável pela gravação do vídeo com os alunos da turma 42, realizando uma entrevista com Isabelle. Além da fala da estudante, a professora Josiane da Silva Santos, explicou sobre a relevância do livro didático e paradidático para o processo de aprendizagem.

Esse material será apresentado no Encontro Nacional do PNLD às Secretarias Estaduais de Educação de todo o país com o intuito de mostrar dar visibilidade à potência de ações de leitura na escola pública, tais como a iniciativa de Isabelle em escrever um livro.

 A 20ª CRE apoia todas as iniciativas de promoção de leitura e escrita, e parabeniza à escritora Isabelle Bonini por levar o nome da 20ª Coordenadoria, do Colégio Estadual Três Mártires e do município de Palmeira das Missões como exemplo educacional de promoção da leitura para o país.

Fonte: ASCOM  20ªCRE