Maio Amarelo

Ações pretendem chamar a atenção para as mortes no trânsito

O movimento do Maio Amarelo surgiu com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo mundo. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil. Com isso, o movimento pretende estimular à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito.

A marca que simboliza o movimento, o laço na cor amarela, tem como intenção primeira colocar a necessidade da sociedade em tratar os acidentes de trânsito como uma verdadeira epidemia e, consequentemente, acionar cada cidadão a adotar comportamento mais seguro e responsável, tendo como premissa a preservação da sua própria vida e a dos demais cidadãos.

A importância do movimento para a sociedade é tão significativa que o Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, por meio da Resolução no 654/2017, dedicou o mês de maio para ações em apoio ao movimento no seu cronograma anual de ações educativas para 2017. O Departamento Nacional de Trânsito – DENATRAN apoia o movimento e convida todos a fazerem parte, mais um importante momento para ações educativas que abordem o tema ‘Minha Escolha Faz a Diferença no Trânsito’.

Sendo assim, ao longo deste mês, serão realizadas ações em Palmeira das Missões, organizadas pela Secretaria Municipal de Trânsito (SMT) e demais setores ligados à segurança no trânsito. Na tarde do dia 16 de maio, terça-feira, acontece a partir das 14h uma caminhada com distribuição de panfletos, partindo da Praça Paulo Ardenghi até o calçadão com as equipes da SMT e SAMU.

Na quinta-feira, dia 18, a SMT, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros e CFC farão uma blitz na Praça Paulo Ardenghi, a partir das 14h, com distribuição de material educativo e orientações. Ainda, na sexta-feira, dia 19, a partir das 14h, também será realizada blitz em frente à Polícia Rodoviária Estadual (PRE), na RS 569, em Palmeira, com a presença da SMT e SAMU.

Informações Priscila Devens