Médicos cubanos iniciam atendimentos na cidade

Com o encerramento do contrato de dois dos quatro médicos cubanos que atuam em Palmeira das Missões, o Governo Federal enviou para a cidade outros dois profissionais que trabalharão no município a partir dos próximos dias. A duração dos contratos é de três anos, sendo que os médicos Oscar Parra Mastrapa e Taymey Fercelledo Castillo cumpriram o tempo de atuação na cidade no dia 10 de março.

 

Quem chega a Palmeira das Missões são os médicos Lazaro Azaharez Jimenez e Yohandra Alvarez Fernandez, que foram recentemente recebidos no gabinete do Prefeito Eduardo Russomano Freire. De acordo com o secretário municipal da Saúde Paulo Fernandes, um dos profissionais atenderá no posto da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Bairro Vista Alegre e existe a possibilidade do outro médico atender no meio rural. Ainda, seguem na cidade os médicos Loidys Yanes Castellanos, cujo contrato vai até maio, e Dayler Hernadez Martinez, que trabalha no município até junho.

 

O programa Mais Médicos é parte de um projeto do Governo Federal, que visa a melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), com apoio de estados e municípios. Além de levar trazer médicos para regiões onde há escassez ou ausência de profissionais, o programa prevê mais investimentos para construção, reforma e ampliação de unidades básicas de saúde, além de novas vagas de graduação e residência médica para qualificar a formação desses profissionais.

 

Fotos: Priscila Devens/AI