Mesmo com chuva comunidade prestigiou Feira da Saúde

A chuva deste domingo (9) não impediu o sucesso da 10ª edição da Feira da Saúde, promovida pelo Lions Clube da cidade. O evento estava marcado para acontecer na Praça Paulo Ardenghi, mas em virtude da chuva foi transferido para o CTG Galpão da Boa Vontade. Durante a tarde, o movimento de público foi maior, com as apresentações das invernadas do CTG Sinuelo da Querência, desfile da Liga Feminina de Combate ao Câncer, apresentações dos alunos da Escola de Música e Arte do Rotary e das alunas do estúdio de dança BiArte.

Durante todo o dia foram oferecidos à comunidade diversos serviços de saúde e orientações, contando com a presença de diversos parceiros. Esteve presente a UFSM com os acadêmicos de Enfermagem e Nutrição e a UPF com os acadêmicos da Educação Física. O ônibus lilás também ficou o dia todo à disposição com atendimentos psicológicos e sociais oferecidos a mulheres vítimas de violência. Quem também participou foi o Leo Clube, com arrecadação de agasalhos, alimentos não perecíveis e brinquedos. A Liga Feminina de Combate ao Câncer levou até a Feira o seu tradicional brechó, além de dar orientações sobre o serviço.

O Hospital de Olhos do Lions de Passo fundo esteve realizando avaliações da saúde dos olhos e a Clínica Auditiva Som e Vida de Erechim realizou a triagem auditiva, exames de audição e orientações. Da Prefeitura Municipal estiveram diversos setores como a Psicologia, CAPS, Fonoaudiologia, Hemocentro, Cerest, Vigilância em Saúde e Samu, divulgando suas ações e dando orientações. Ainda, participou a Secretaria Municipal da Saúde, oferecendo vacinas para o tétano, hepatite b, sarampo, caxumba e rubéola, além de testes rápidos para hepatites e sífilis, solicitações de mamografia e desintometria óssea. Os setores de nutrição e fisioterapia também ofereceram avaliações, assim como o setor de saúde bucal, que realizou a escovação supervisionada e exame clínico. O Departamento do Meio Ambiente coletou pilhas, eletrônicos e óleo de cozinha e distribuiu mudas nativas.

Também esteve presente o Centro de Recuperação Leão de Judá; a Associação Hospital de Caridade, com verificação de sinais vitais, avaliação nutricional e orientações farmacêuticas; Farmácia São João com orientações da farmácia popular e coleta de medicamentos vencidos; a 15ª Coordenadoria Regional de Saúde, Fórum da Mulher, Emater, Associação dos protetores independentes dos animais (APIM) e Amor Animal protetores independentes.

Fotos: Priscila Devens/AI