Outubro Rosa: Conscientizar para prevenir

A Rádio Palmeira apoia está causa.

Um toque de cuidado e amor à vida é um lembrete que devemos ter sempre em mente, principalmente as mulheres. O mês que se inicia recebe destaque em todas as áreas e, com maior relevância, na da saúde, especialmente pela campanha “Outubro Rosa”, que é voltada à prevenção de uma doença que atinge uma grande parte da população.

De acordo com o Inca (Instituto Nacional de Câncer), em 2018 ocorreram no Brasil 59.700 novos casos de câncer de mama. Esse é o segundo tipo de tumor que mais ocorre entre as brasileiras, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma.

Diante deste número, se faz ainda mais necessário que mulheres de todas as idades pratiquem o autoexame e a partir dos 40 anos, segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia, façam a mamografia com periodicidade anual. A doença não apresenta sintomas em sua fase inicial, por isso é tão difícil detectá-la, reforçando ainda mais a importância do cuidado diário. É fundamental ressaltar que quanto antes o câncer for identificado, mais altos são os índices de sucesso no tratamento.

A prevenção do câncer de mama começa com a informação e é a partir dela que os números de novos casos e óbitos são diminuídos. Em Palmeira das Missões, a Liga Feminina de Combate ao Câncer realizará uma Caminhada com saída da sede da liga às 18h00 e, chegada prevista para às 19h00 na Igreja Matriz, encerrando a ação com a celebração da Santa Missa.

A caminhada é uma forma de provocar as pessoas para a conscientização e o questionamento sobre o tema. Não só as mulheres, mas o público em geral pode participar, uma vez que o câncer de mama também pode afetar homens, embora os casos sejam considerados raros. Mesmo assim, é necessário alertar a todos sobre a prevenção e a necessidade de realizar o autoexame.

Texto/Foto: Carine Zandoná Badke