Palmeira completa 144 anos de emancipação político-administrativa no dia 6 de maio

No próximo dia 6 de maio Palmeira das Missões completa 144 anos de emancipação político-administrativa, e a Secretaria Municipal de Educação está preparando uma série de atividades com a comunidade escolar. A Semana do Município terá como tema ‘Palmeira das Missões: 144 anos de história e memória’ e como lema ‘Resgatando valores para a construção da cidadania’.

Desta forma, a proposta da Secretaria Municipal de Educação é que os educandários trabalhem o resgate histórico por meio das letras das músicas apresentadas ao longo das 32 edições do Carijo da Canção Gaúcha, que evidenciam fatos da memória palmeirense. Para cada faixa etária foi elencada uma lista de músicas que servirão de inspiração para a realização de diversos trabalhos escolares que incluem todas as formas de expressão, como dança, teatro, artes plásticas, entre outros.

A Semana do Município inciou na sexta-feira, dia 27 de abril, com o hasteamento dos Pavilhões em frente à Prefeitura, com a presença dos alunos do 8° e 9° anos da Rede Municipal de Ensino, professores, comunidade e autoridades. Logo em seguida, aconteceu ainda na Praça Nassib Nassif, a apresentação artística com os alunos atendidos pelo Programa AABB Comunidade.

No mesmo dia, às 9h, ocorreu a abertura oficial da Semana do Município na Câmara de Vereadores, com palestra com o músico Aurélio Moraes, que falou sobre sua trajetória como artista e sobre as músicas apresentadas no festival Carijo da Canção Gaúcha, que retratam fatos da história da cidade.

No dia 4 de maio, sexta-feira, as escolas da Rede Municipal de Ensino estarão abertas para a visitação dos trabalhos ao longo de todo o dia. A comunidade está convidada para apreciar as ações, assim como pais e familiares dos alunos. A Semana do Município encerra no dia 6 de maio, data em que se comemora a emancipação político-administrativa de Palmeira das Missões, com o arriamento dos Pavilhões, às 18h, em frente à Prefeitura.

Informações/Fotos/ Priscila Devens/AI