Palmeira das Missões recebe nova ambulância para o Samu

Uma nova viatura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)  entrará em operação em Palmeira das Missões nos próximos dias. Trata-se de uma Unidade de Suporte Básico (USB), que foi oficialmente recebida na tarde da última sexta-feira (14), na sede do Samu.

    A chave do veículo foi entregue pelo Ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, ao secretário municipal da Saúde Paulo Fernandes e a coordenadora do serviço SAMU e enfermeira Mariana Koprovski Suzano, no dia 27 de maio na cidade de Sorocaba/SP, e entrará em funcionamento no município, assim que houver a finalização dos trâmites legais do emplacamento. De acordo com o secretário, ao adquirir a nova ambulância, a rede de urgência ganha um reforço na qualidade dos serviços prestados. “Viemos trabalhando há muito tempo na melhoria de condições de trabalho para a equipe, esse é um fator principal da gestão, equipamentos melhores resultam na realização de atividades cada vez mais efetivas” ressaltou Paulo Fernandes.

   A ambulância foi adquirida por meio da renovação da frota, uma vez que para substituir os veículos são considerados critérios como o tempo de uso e funcionamento regularizado do serviço. Toda a frota com mais de cinco anos de uso, sem renovação anterior e que não possua irregularidades, pendências ou ocorrências nos órgãos de fiscalização poderá ser trocada, de acordo com o governo federal.

Capacitação SAMU

   Além disso, pela parte da manhã, foi realizado no auditório do Campus da UFSM/PM o segundo dia de Capacitação, a qual é destinada para enfermeiros e técnicos em enfermagem do SAMU de toda a região. No total serão 200 horas de curso, destas, 120 serão atividades teóricas e 80 de atividades práticas. As aulas devem acontecer duas vezes na semana.

capacitação SAMU 200hrs.png

  A equipe do Samu de Palmeira das Missões é composta por 34 funcionários, entre médicos, enfermeiros, técnicos e condutores. E disponibiliza uma ambulância de suporte avançado, que atende toda a região, além de realizar transporte; uma incubadora para transporte neonatal; uma ambulância de suporte básico; uma ambulância de reserva técnica e uma motolância.

Fonte:Assessoria Imprensa da PM de P.das Missões