Palmeira das Missões tem coleta de lâmpadas usadas sem custos para o consumidor

Acompanhe entrevista com Marisa Maturana Bióloga da Prefeitura de P.das Missões

As lâmpadas de mercúrio são caracterizadas como resíduo perigoso classe 1, devido a capacidade de bioacumulação nos seres vivos. Desta forma, sua destinação final ambientalmente adequada se faz necessária, evitando agravos à saúde pública e ao meio ambiente.
Tendo em vista a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida das lâmpadas contendo mercúrio e a Exigência de Logística Reversa para as mesmas, com retorno a cadeia produtiva, foi criada a Reciclus (Associação Brasileira para Gestão da Logística Reversa de Produtos de Iluminação), a qual representa os fabricantes de lâmpadas no Brasil.
A Reciclus é portanto a entidade gestora da logística reversa de lâmpadas, entidade esta sem fins lucrativos, representativa das empresas signatárias e demais empresas comercializadoras de lâmpadas fluorescentes.
O próprio Acordo Setorial definiu como prioridade a instalação de uma rede de pontos de entrega para os consumidores domiciliares, que atualmente precisam mais de uma estrutura de coleta que os consumidores não domiciliares (empresas, escolas, hospitais, etc). 
Os consumidores não domiciliares devem possuir seus próprios planos de gerenciamento de resíduos e dar destinação adequada aos mesmos.
A entidade gestora está disponibilizando para o município de Palmeira das Missões, dois pontos de coleta.

As Empresas que estão coletando as Lâmpadas são:
– Eletro Deboni, Avenida Independência, 400. Fone: 55 3742-1101.
– Galeria Walter: Avenida Independência, 1834. Fone: 55 3742-1428.

A Entidade Gestora fará a coleta nas empresas e será responsável pela destinação ambientalmente adequadas da lâmpadas. 
Além das lâmpadas fluorescentes, podem ser entregues lâmpadas LED e incandescentes.

REITERAMOS QUE EMPRESAS PÚBLICAS E PRIVADAS, CHAMADAS DE USUÁRIOS NÃO DOMÉSTICOS, DEVERÃO CONTATAR EMPRESA ESPECIALIZADA E REALIZAR A DESTINAÇÃO, CONSIDERANDO QUE O PROGRAMA É APENAS PARA USUÁRIO DOMÉSTICO.

Dúvidas podem ser esclarecidas com o Departamento de Meio Ambiente.Fone (55) 3742-7319 ou (55) 3742-3364.

reciclus 03

Por Sidnei Farias