Palmeira tem agrotóxico na água,Ijuí, Panambi e Três de Maio possuem 27 tipos diferentes

Os dados foram divulgados em 15 de abril de 2019.

Um coquetel que mistura diferentes agrotóxicos foi encontrado na água de 1 em cada 4 cidades do Brasil entre 2014 e 2017. Nesse período, as empresas de abastecimento de 1.396 municípios detectaram todos os 27 pesticidas que são obrigados por lei a testar. Desses, 16 são classificados pela Anvisa como extremamente ou altamente tóxicos e 11 estão associados ao desenvolvimento de doenças crônicas como câncer, malformação fetal, disfunções hormonais e reprodutivas. Entre os locais com contaminação múltipla estão as capitais São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Manaus, Curitiba, Porto Alegre, Campo Grande, Cuiabá, Florianópolis e Palmas. Do total de 27 pesticidas na água dos brasileiros, 21 estão proibidos na União Europeia devido aos riscos que oferecem à saúde e ao meio ambiente.
Os dados são do Ministério da Saúde e foram obtidos e tratados em investigação conjunta da Repórter Brasil, Agência Pública e a organização suíça Public Eye. As informações são parte do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua), que reúne os resultados de testes feitos pelas empresas de abastecimento.

Três municípios do Noroeste Gaúcho apresentaram os 27 tipos de pesticidas; São eles Ijuí, Panambi e Três de Maio. 11 associado(s) a doenças crônicas como câncer, defeitos congênitos e distúrbios endócrinos. 16 outro(s) agrotóxico(s)
Descubra também quantas substâncias foram detectadas acima dos limites legais na água em Sua Cidade. Click aqui

Quem bebe agrotóxicos?

PALMEIRA DAS MISSÕES

📌 RIO GRANDE DO SUL

POPULAÇÃO

34.844

AGROTÓXICOS DETECTADOS

11 agrotóxico(s) detectado(s) na água que abastece Palmeira das Missões entre 2014 e 2017.

  • 1 associado(s) a doenças crônicas como câncer, defeitos congênitos e distúrbios endócrinosDDT + DDD + DDE2 detecçõesem 2 testes

Descubra também quantas substâncias foram detectadas acima dos limites legais na água em Palmeira das Missões.

Entenda: leia reportagem sobre a contaminação da água nas cidades.

Download

Fontes

  • Detecção e concentração de agrotóxicos de 2014 a 2017 de acordo com dados de Controle do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (SISAGUA), do Ministério da Saúde. O mapa foi construído a partir de dados obtidos em abril de 2018 e não reflete atualizações feitas desde então. Baixe aqui a base completa enviada pelo Sisagua em abril de 2018.
  • Estimativas da população: IBGE 2017 (FTP). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 2017.

Por /Sidnei Farias