Polícia faz operação contra quadrilha suspeita de transportar drogas em ônibus intermunicipais no RS

A Polícia Civil realiza na manhã desta quinta-feira (28) uma operação contra uma organização criminosa suspeita de traficar drogas em Santo Angelo e cidades da Região das Missões. Duas pessoas foram presas.

A operação, que recebeu o nome de Tersus, é fruto de uma investigação iniciada em maio deste ano e foi dividida em fases, três até o momento. Conforme a polícia, a droga era transportada com ajuda de mulas (pessoas cooptadas pelos traficantes) dentro de ônibus intermunicipais.

São cumpridas 35 ordens de judiciais, sendo 10 de prisão e 25 de busca e apreensão, nas cidades de Santo ngelo, São Miguel das Missões, Cerro Largo e Ijuí.

Em meio à investigação, foram identificados diversos grupos criminosos responsáveis também pelos crimes de roubo a propriedades rurais, lojas e residências. O grupo que é alvo da operação desta quinta mantinha contato com facções criminosas gaúchas e de fora do estado.

Os policiais acompanharam, por exemplo, no mês de agosto a negociação e remessa de 34 kg de maconha que foi interceptada pela polícia em Santana do Livramento, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul

Na ação desta quinta a polícia realizou prisões e cumpriu ordens de busca e apreensão no Presídio Regional de Santo ângelo e no Instituto Penal de Santo ngelo, onde líderes da organização estão presos, mas seguiam no comando das ações criminosas. Familiares dos presos também estão entre os alvos da operação.

Até a ação desta quinta, 29 pessoas foram presas desde o início das investigações. O delegado responsável pelo inquérito, Heleno Dos Santos, acredita que dentro de 60 dias 17 pessoas devem ser indiciadas pelos crimes de tráfico de drogas e organização criminosas.

Ainda conforme a polícia, novas ações devem ser deflagradas nos primeiros meses de 2018.

Fonte G1 RS