Programação do Outubro Rosa inicia neste sábado

As atividades do Outubro Rosa iniciam em Palmeira das Missões neste sábado (8), com uma caminhada, a partir das 9h, que irá reunir a comunidade em prol de um mesmo propósito: a conscientização e mobilização no combate ao câncer de mama. Os participantes sairão da Praça Nassib Nassif em direção à Praça Paulo Ardenghi, onde, durante à tarde, haverá o pedágio solidário da Liga Feminina de Combate ao Câncer.

 

A programação segue no domingo (9), com o 32º Congresso do Decopam, na Assembleia de Deus, onde serão ministradas palestras para as mulheres ao longo da manhã. Na próxima quinta-feira (13) acontece o Seminário Regional promovido pelo Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres e Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres no qual a Presidente do CEDM apresentará os trabalhos do Conselho Estadual. O evento será realizado a partir das 14h, na Câmara de Vereadores, com o intuito de estabelecer um diagnóstico das políticas públicas desenvolvidas no estado pelos movimentos de mulheres e enfatizar o Outubro Rosa.

No sábado (14) e domingo (15) haverá o desfile e coquetel da campanha na Loja Sensual. Na Câmara de Vereadores, dia 22, será realizada uma Sessão Especial da campanha às 19h30min. Já em novembro, dia 5, acontece a Feira da Saúde, que irá abranger ambas as campanhas (Outubro Rosa e Novembro Azul). A Feira será na Praça Paulo Ardenghi, durante todo o dia, com a realização de testes rápidos, entre outros. Para encerrar a programação, será realizada uma missa na Igreja Matriz Santo Antônio, no dia 27 de novembro, às 9h.

O Outubro Rosa é uma iniciativa que foi realizada pela primeira vez nos Estados Unidos, em 1997. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Promovida no Brasil pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca), a campanha deste ano tem o tema “Vamos falar sobre isso?”, com o objetivo de levantar discussões e fortalecer o diagnóstico. O rastreamento precoce da doença é essencial para reduzir a mortalidade.

A programação em Palmeira das Missões é realizada em parceria pela Prefeitura Municipal e Secretarias, Câmara de Vereadores, Liga Feminina de Combate ao Câncer, Fórum da Mulher, Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, 15ª Coordenadoria Regional de Saúde e conta com o apoio de entidades e instituições do município.

unnamed-1