Rádio Palmeira: há 70 anos compartilhando emoções

Em 07 de janeiro de 1950, um grande baile inaugural anunciava a entrada no ar em Palmeira das Missões, com o prefixo ZYW-9, da Rádio Palmeira em 1590 klcs.

Para todos os públicos, de todas as preferências, da política à radionovela, da música clássica e popular ao futebol. Aos 70 anos, a emissora que carrega no nome sua origem tem muita história para contar.

A Rádio Palmeira criou formatos que conquistaram todos os públicos. Noticiou fatos que marcaram na memória. A administradora da Rádio, Eliane Ott destaca que a emissora é testemunha da história e a espinha dorsal na comunicação da região norte do Rio Grande do Sul.

Do histórico edifício da barbearia da família Vale, no Centro da cidade, aos estúdios atuais, nos altos do Bairro Vista Alegre, a Rádio Palmeira foi registrando a memória, a política e a cultura da região, encurtando distâncias, inclusive além-fronteiras. Em 1974, época em que o município era considerado o maior produtor de trigo do país, durante a vinda do Presidente, Ernesto Geisel, a emissora levou ao ar uma entrevista exclusiva e ao vivo feita pelo repórter João Tomas Ardenghi, com primeiro e único presidente a visitar o Palmeira das Missões.

E hoje, a informação continua sendo marca na emissora, com a integração de veteranos e iniciantes no jornalismo.

E para homenagear a veterana Rádio Palmeira, a pequena artista de voz doce e olhar atento, Isabelle Bonini Gabbi, traduziu em versos essa linda história que se perpetua de geração em geração.

Com informações Carine Zandoná Badke