Realidade virtual e solidariedade

A reunião ordinária da Câmara de Vereadores de Palmeira das Missões foi extensa e produtiva na noite dessa segunda-feira (19/6). O espaço Tribuna Popular foi ocupada pela empresa Romeu e Julieta, a Igreja Adventista do Sétimo Dia ocupou o espaço Comunicações da Mesa e os vereadores aprovaram dois projetos de leis legislativos.

O sócio fundador da empresa Romeu e Julieta, Jean Campos, explanou sobre o projeto “Palmeira 1914”, apresentado no 32º Carijo da Canção Gaúcha, que trouxe ao público a experiência de fazer uma viagem no tempo e contemplar a Palmeira de 100 anos atrás através de óculos de realidade virtual. Ele contou que a partir da produção da arte da 32ª edição do festival, feita a convite da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, a equipe começou a criar outra ideia de projeto. “É algo que nunca foi feito no mundo a nível de tradicionalismo e cultura gaúcha, a exemplo de produção de conteúdo, é um dos poucos no mundo e pioneiro no Brasil”, contou Campos.

A Romeu e Julieta é uma empresa que atua há 10 anos no mercado criativo e que há um ano está em Palmeira das Missões. Realiza trabalhos a nível global e tem clientes como a McDonald’s, Mercedes Benz/Alemanha, Starbuks Nova Iorque, Rede Globo, entre outros.

Já o espaço Comunicações da Mesa foi ocupado pelo Pastor da Igreja Adventista do Sétimo Dia, Joedi de Souza, que falou sobre as ações desenvolvidas pela instituição e o desejo de construir um Centro de Influências no Bairro Westphalen. “É um local que vai englobar diversas atividades para a comunidade do bairro, a fim de direcionar as crianças para um futuro melhor. Independente de religião, queremos atender a todos. Jesus curava, amparava, carregava crianças no colo e sempre tinha uma palavra de apoio, queremos ser como Jesus foi”, salientou ele.

O Pastor destacou ainda as atividades da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA), que através de projetos de desenvolvimento e assistência humanitária tem beneficiado milhares de pessoas em todo o país, e da Ação Solidária Adventista (ASA), que realiza projetos como o “Mutirão de Natal”.

A Igreja Adventista do Sétimo Dia está presente em 206 países, conta com 790 hospitais, clínicas e orfanatos, 7.804 unidades escolares, 18 indústrias de alimentos e somente na América do Sul existem 29 mil igrejas adventistas.

Na sequência, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei Legislativo 008/2017, que denomina a Casa da Criança e do Adolescente de Palmeira das Missões de “Casa da Criança e do Adolescente Conselheira Sonia Batista Do Amaral”, de autoria do vereador Erico Veríssimo Almeida, e o Projeto de Lei Legislativo 013/2017, que dispõe sobre a fixação de placa informativa em farmácias e drogarias contendo advertência quanto aos riscos da automedicação, do vereador Fernando de Carli.

Requerimentos, pedidos e ofícios

Também durante a Sessão Ordinária dessa semana, foi aprovado o requerimento do vereador Sidinei Oliveira que solicitou licença médica pelo prazo de 30 dias e o requerimento do vereador Marcelo Saggin solicitando a realização de uma Sessão Especial em homenagem aos 100 anos do Lions Club.

Foi lido o ofício encaminhado ao Secretário dos Transportes e Mobilidade do Estado, Pedro Westphalen, para expor a situação da RS 508, que liga Palmeira das Missões ao município de Santa Bárbara do Sul, onde uma voçoroca sofreu novos desmoronamentos e interditou o tráfego no local. O documento enviado pelo Presidente do Legislativo Antônio Padilha, pelo Prefeito Eduardo Russomano Freire e pelos vereadores Marcelo Saggin e Antônio Vezaro, solicita o apoio técnico para a realização de uma vistoria para avaliar o problema e, posteriormente, orientação para os serviços necessários. Segundo o vereador Marcelo Saggin, o trabalho de busca está sendo feito pelas autoridades políticas do município, porém, a solução para o problema depende também do governo do Estado e demais órgãos responsáveis.

Foram apresentados ainda, os Pedidos de Providências do vereador Leandro Lima, que solicita o encascalhamento na estrada do Passo Raso perto do Campo do Aliança, e do vereador Tiago Antunes, para que o buraco na Rua Leonel Rocha, esquina com a Rua Brigadeiro Atanagildo Pinto Martins, no Bairro Seis de Maio, seja consertado.

Já o vereador Cláudio Mineiro apresentou um Pedido de Informação ao Poder Executivo referente à obra da Escola Municipal de Ensino Fundamental Assembleia de Deus que está parada. Dentro do pedido constam dúvidas quanto ao recurso investido até o momento na obra, quando foi recebida a última remessa de recursos e qual o planejamento que a administração pública pretende fazer para que a estrutura não se perca. Segundo o vereador, o local está sendo usado como ponto de consumo de drogas, prostituição e outros atos ilícitos.

* A vereadora Karin Uchôa não compareceu à sessão pois está em Porto Alegre, onde será empossada no Conselho estadual da Mulher como representante de Palmeira das Missões.

 

Informações/Fotos/Camila Schmitt Carvalho