Rodeios movimentam domingo de Carnaval no RS

A tradição dos rodeios crioulos não para nem durante a folia. Em diversas cidades do estado, o carnaval de centenas de gaúchos aconteceu num acampamento de rodeio. Foi o caso de Venâncio Aires, onde foi realizada a etapa seletiva para a 32a Festa Campeira do Rio Grande do Sul, que será promovida pelo MTG em Pelotas, entre os dias 19 e 22 de março. As provas foram realizadas na Pista de Laço Machry.

Assim como acontecem em todas as 30 Regiões Tradicionalistas, os competidores da 24a região disputaram provas em busca de uma vaga para a final. Foi o caso de crianças como o Augusto, 8 anos, de Fazenda Vila Nova, que participou na modalidade da vaca parada (na foto, à esquerda). “Ele laça desde os 4 anos, tem 14 troféus”, orgulha-se o pai Edmilson Mallmann.

Crianças disputam prova da vaca parada — Foto: Giovani Grizotti

Crianças disputam prova da vaca parada — Foto: Giovani Grizotti

No rodeio do CTg Hermagoras Rolim, em Inhacorá, a inocência do pequeno Augusto, de 2 anos, chamou a atenção. Em vez de arremeçar o laço, ele simplesmente se aproximou da vaquinha de madeira e colocou a armada sobre o “pescoço” do boi de brinquedo. (veja abaixo).

Também aconteceram rodeios em cidades como Marau, Palmeira das Missões, Portão e Pejuçara. Dados da secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural apontam que, em 2019, foram realizados 2.899 rodeios e festas campeiras no Rio Grande do Sul.