Saiba como realizar o pagamento do IPVA 2019

Os proprietários de veículos que desejam quitar o valor do IPVA referente ao ano de 2019 já podem fazer o pagamento a partir desta terça-feira (11) em qualquer agência bancária, ponto de atendimento ou pela internet dos bancos Banrisul, Bradesco, Sicredi e Santander. No Banco do Brasil, é oferecido somente pagamento em terminais de auto-atendimento ou na internet, por débito em conta. Também é possível fazer o pagamento em lotéricas da Caixa Econômica Federal. Já em relação ao IPVA dos anos anteriores, o valor pode ser recolhido diretamente no Banrisul.
Como os boletos não são mais enviados para a residência dos contribuintes, para consultar o valor a ser pago, é preciso acessar este site ou baixar o aplicativo IPVA RS, disponível na App Store e Google Play. Para o pagamento, só é preciso ter em mãos o CRLV – Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo — ou informar a placa — e o Renavam do veículo. Para pagar pela internet, é preciso digitar a placa e o Renavam. Com o número dos documentos, o próprio sistema dos bancos se encarrega de encontrar o valor devido.
O pagamento de IPVA referente a exercícios anteriores inscritos em Dívida Ativa pode ser realizado das seguintes maneiras:
No Banrisul: informando o Renavam e a placa. Neste caso, não há necessidade de emissão de Guia de Arrecadação (GA).
Nas agências do Banco Sicredi: com emissão de Guia de Arrecadação (GA).
Pagamentos pela internet podem ser feitos nestes endereços:
Banrisul
Banco do Brasil
Bradesco
Sicredi
Santander
Informações/Gaúcha ZH