São Francisco de Paula, RS, registra chuva congelada neste domingo

A cidade de São Francisco de Paula, na Serra gaúcha, teve o registro chuva congelada por volta do meio dia deste domingo. O Rio Grande do Sul tem registrado temperaturas baixas, mesmo após o aparecimento do sul, e com previsão de queda ainda maior no final da tarde.

“Pelas imagens é uma chuva congelada, e ela ocorre quando a chuva precipita de forma líquida, mas a água atinge o ponto de congelamento ao entrar em contato com a superfície, resultando em acumulo de gelo sobre a mesma”, explica a meteorologista da Somar Fabiene Casamento

Ela diz ainda que a neve acontece quando “a precipitação ocorre na forma de flocos formados de cristais de gelo – ou seja, a água precipita já em estado sólido. Esses cristais de gelo geralmente se formam em nuvens onde as temperaturas são menores que -20°C, mas só chegarão em forma de neve se a coluna de ar vertical estiver totalmente fria, ao contrário da chuva congelada onde o meio da coluna de ar pode apresentar uma temperatura mais alta”.

De acordo com ela, a cidade de São Francisco de Paula não possui estações do Instituto Nacional de Meteorologia, mas cidades próximas como Canela, também na Serra, registraram mínima de 5,4°C, temperatura esta que tem reduzido mesmo com o surgimento do sol no começo do dia.

A previsão é de que a passagem da massa de ar polar pelo Rio Grande do Sul derrube as temperaturas para patamares abaixo dos 3°C entre noite de domingo e a manhã desta segunda-feira (22), principalmente nas áreas mais altas.

Fonte G1 RS

chuva_congelada