UFSM e Novo Barreiro firmam parceria

Universidade parceira da comunidade, essa é a frase que identifica a UFSM e seus projetos de extensão. E a Universidade, ganhou uma nova parceira, é a Prefeitura Municipal de Novo Barreiro, que no dia de ontem, 26, assinou um “Acordo de colaboração técnica” com a instituição. 

O acordo tem o objetivo de estreitar laços e viabilizar o trabalho em conjunto entre universidade e comunidade, proporcionando desenvolvimento cultural, social e científico para os acadêmicos, além de trazer desenvolvimento econômico para o município.

O Prefeito municipal de Novo Barreiro, Edinaldo Rupolo Rossetto, destacou a importância de valorizar a educação e as instituições de ensino, acreditando que essa parceria possa trazer benefícios para todos.

Rossetto realizou ainda, uma apresentação do município, demonstrando o desenvolvimento do mesmo. Além disso, foram relembradas parcerias que já aconteceram entre a Universidade e o Município e que renderam bons frutos, como reuniões de assuntos internacionais e a implementação do turismo local.

O Reitor da Universidade Federal de Santa Maria, Paulo Afonso Burmann, recebeu das mãos de Rossetto um ofício que demonstra o interesse do município em sediar projetos de extensão da Universidade, o que foi muito bem recebido por Brumann. “A parceria com Novo Barreiro é algo muito desejado e agradável, que certamente beneficiará todas as partes envolvidas. Os debates existentes no município favorecem o seu crescimento”, salientou o reitor. 

Burmann destacou ainda a importância dessas acoes:

Assim como Burmann, o Professor Rafael Lazzari, Diretor do Campus da UFSM Palmeira das Missões, também demonstrou entusiasmo com a parceria, explanando que essa é uma forma de incentivar a extensão e trazer retornos para a economia do município.

Para o Coordenador do Programa de Extensão da UFSM, professor Antônio Loreci Flores, que atua diretamente em Novo Barreiro nos projetos que já existem em parceria com a Universidade, a possibilidade de aproximar ainda mais a instituição da sociedade é uma grande alegria. “Agradeço pela confiança que está sendo depositada no trabalho realizado pelos professores e alunos que desenvolvem importantes ações de incentivo e colaboração no município”, afirmou.

UFSM está entre as 100 melhores universidades da América Latina, segundo  a lista do  OS Latin American University Rankings 2020 divulgada na última quarta-feira, 23. A organização avalia anualmente o desempenho de instituições de ensino, e para esse levantamento foram considerados ensino, produção científica, pesquisa, transferência de conhecimento e perspectivas internacionais, o que reforça ainda mais a importância da universidade estar inserida na comunidade. 

Com informações Sidi Farias e Carine Zandoná Badke

Fotos: Carine Zandoná Badke