UFSM emite Nota de Repúdio sobre cartazes racistas

Faltando três dias para as Eleições 2018 em segundo turno, cartazes com mensagens rascistas, de homofia e violência contra a mulher foram fixados em postes próximo ao campus da UFSM e do IFFar em Frederico Westphgalen. Outros foram localizados em placas da BR-386. As mensagens enceram em cunho político, porém, não é sabido a autoria.

A UFSM-FW emitiu Nota de Repúdio. Segue texto na íntegra:

Conforme a nota de paz e democracia divulgada pela Reitoria da UFSM, o Brasil se encontra em um “cenário de incertezas, de perguntas sem respostas, e de muita intolerância”. Não nos cabe, nesse momento, portanto, a isenção, a indiferença e, inquestionavelmente, a omissão à proteção dos direitos previstos pela Constituição Federal.

Repudiamos veementemente os cartazes e os dizeres espalhados nos arredores dos campi Frederico Westphalen da UFSM e do IFFar. Apesar de estarem fora da área da UFSM, as autoridades e instâncias superiores da universidade já foram comunicadas.

O artigo 3º da Constituição Federal Brasileira de 1988 prevê que um dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil é a promoção do bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

Diante disso, a UFSM-FW efetuou denúncia para os órgãos de segurança pública para que sejam tomadas as devidas providências. A Direção do campus está acompanhando os desdobramentos da denúncia.

Direção do campus Frederico Westphalen

Informações/Folha do Noroeste

Foto/Comunitária FW

Por Jornalismo Rádio Palmeira