UFSM Palmeira das Missões fará testes da Covid-19

A Universidade Federal de Santa Maria em Palmeira das Missões (UFSM/PM) em parceria com a administração municipal começa nas próximas semanas a auxiliar o Laboratório Central do Estado (Lacen) na realização dos testes da Covid-19.

De acordo com o diretor do campus, o Professor Rafael Lazzari, a universidade vai disponibilizar toda a infraestrutura dos laboratórios de microbiologia e genética bem como os técnicos para auxiliar nesses testes que vão servir para programar melhor o sistema de saúde.

REALIZAÇÃO DE TESTES PARA COVID-19

COVID-19A UFSM/PM em parceria com o município, através do Centro de Operações Emergenciais (COE), empresas privadas e comunidade, disponibiliza gratuitamente, sua equipe técnico-científica e a estrutura laboratorial para realizar os testes para COVID-19.Todos os protocolos estão sendo devidamente orientados pelo LACEN, com o qual já há um acordo de cooperação.Inicialmente, poderão ser feitos aproximadamente 50 testes por dia, com capacidade de ampliar esse número ao longo do tempo.O maior objetivo é a compra dos kits, cada um custa aproximadamente R$100 reais. Por isso, se você tem interesse em colaborar com essa causa, contate-nos!Confira os demais esclarecimentos feitos pelos representantes da UFSM e COE neste projeto. 👇

Publicado por Prefeitura de Palmeira das Missões em Sábado, 4 de abril de 2020

Todos os protocolos estão sendo devidamente orientados pelo LACEN, com o qual já há um acordo de cooperação. “Estamos ajustando os protocolos para seguir a mesma metodologia do Lacen, que está nos orientandos, tendo validade para detectar o vírus em toda a comunidade de acordo com a demanda”, comentou o professor Daniel Angelo Graichen.

Inicialmente, poderão ser feitos aproximadamente 50 testes por dia, com capacidade de ampliar esse número ao longo do tempo.

A médica Daiane Avila que faz parte do Centro de Operações Emergenciais (COE) destacou que a parceria é muito importante no momento porém, para seguir viabilizando o serviço é preciso da colaboração de todos, “Cada kit para fazer os testes custará em média R$ 100, por isso toda a ajuda é necessária neste momento, uma vez que estimamos ter a necessidade de fazer cerca de 5 mil testes, todo o valor aportado é necessário”, declarou.