Vereadores aprovam contratação de médicos para o município

Durante a Sessão Ordinária nº 003/208, que aconteceu nessa segunda-feira (05/3), os parlamentares aprovaram, por acordo de líderes, o Projeto de Lei nº 014/2018, que autoriza o Poder Executivo Municipal a realizar a contratação emergencial de médicos.

O projeto visa a contratação de dois médicos clínicos gerais e um pediatra, com 40 horas semanais cada, para atender o Centro de Saúde e unidades rurais do município. As contratações visam repor parcialmente a carga horária de gerada pela saída ou afastamento de seis médicos que integravam a rede de saúde.

O Projeto de Decreto Legislativo nº 002/2018, que concede o troféu e diploma Mulher Cidadã 2018, também foi aprovado pelos vereadores. O decreto traz o nome das mulheres que recebem o prêmio, na próxima quinta-feira (8), em Sessão Solene. São elas: Eunice Ardenghi Gonçalves, Janete Novais de Oliveira, Julieta Prates Corrêa, Maria Ercilina Spiger, Marlene Simões Sampaio, Olires Soares Carvalho, Rogéria Teixeira da Rosa e Tatiana Vasconselos Fortes.

Por proposição do vereador Vergílio Matias (PT), foi aprovado um Pedido de Providência, solicitando que o Poder Executivo, através de secretaria competente, faça reparos na Rua Ijuí, no Bairro Vista Alegre, e também no acesso à residência nº 360.

Também foi aprovada uma Indicação do vereador Fernando de Carli, sugerindo a criação do Programa Social “Centro Dia do Idoso”. O projeto pretende disponibilizar, em um só local, atendimento especializado e instalações adequadas para as pessoas idosas, independentes e semi-independentes, e pessoas em estado de vulnerabilidade social.

O “Centro Dia do Idoso” visa o atendimento a idosos que necessitam de cuidados variados, inclusive, relativos às suas capacidades funcionais e motoras para as atividades cotidianas. Evitando sua exposição à situações de risco em seus domicílios, como acidentes, violência e ainda os protegendo da depressão, causada muitas vezes pelo isolamento familiar. O atendimento será em período diuturno, de segunda a sexta, das 7h às 19h.

Cabe lembrar que a Sessão Solene de entrega do troféu e diploma ‘Mulher Cidadã 2018” será na próxima quinta-feira (8/3), Dia Internacional da Mulher, às 20h, no plenário Dr. Luiz Carlos Pinto da Silva.

Informações/Camila Schmitt Carvalho