
Foto de ASCOM - Prefeitura Municipal de Palmeira das Missões / Divulgação
O Conselho Municipal de Turismo (CMTUR) foi reativado nesta quinta-feira (06). A reunião com os membros foi convocada por meio do Decreto Executivo nº 029 de 26 de fevereiro de 2025 e reuniu representantes de diversas entidades e secretarias municipais, com o objetivo de reestruturar o conselho e eleger sua nova diretoria.
A reunião foi aberta pelo secretário municipal de Cultura e Turismo, Tiago Zardin Patias, que agradeceu a presença de todos e destacou a importância da reativação do conselho. "Este é um momento importante para o turismo em Palmeira das Missões. A reativação do CMTUR e o funcionamento do Sistema Municipal de Turismo, conforme previsto na legislação, são essenciais para o planejamento das ações futuras. Contamos com o apoio de todos para que possamos desenvolver o turismo", afirmou.
O prefeito Evandro Massing também falou sobre o papel importante do conselho para o município. "O turismo é um setor que gera emprego, renda e valoriza nossa cultura e eventos. A reativação deste conselho é um passo fundamental para que possamos trabalhar de forma integrada políticas públicas com governo do Estado e Federal", disse.
Após as manifestações iniciais, os conselheiros presentes destacaram a importância da reativação do CMTUR. Em seguida, foi realizada a eleição da Câmara Diretiva, conforme previsto no Regimento Interno do conselho. Por unanimidade, foram eleitos Cinara Teresinha Aparecida Martins da Silva (Emater/Ascar) como presidente, Dionéia Dalcin (UFSM) como vice-presidente, Tiago Zardin Patias (Secretário Municipal de Cultura e Turismo) como primeiro secretário e Ercilia Alves Lemes (ACEMA) como segunda secretária.
Ficou definido que, no dia 7 de abril de 2025, às 18 horas, será realizada uma nova reunião para a definição das metas do Plano Municipal de Turismo.
Estiveram presentes Jerônimo Ceccato e Amanda Medeiros, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE); Tiago Zardin Patias e Marcela Dequi Baggio, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo; Sirlei Martins de Mello e Alexsandra Mello Fontoura, representando entidades recreativas e sociais; Ercilia Alves Lemes, da Associação dos Ervateiros do Polo Planalto Missões (ACEMA); Ramiro Figueira de Souza, do Aeroclube de Palmeira das Missões; Cinara Teresinha Aparecida Martins da Silva, da Emater/Ascar; Fabio André Diel, representando as forças de segurança; e Dionéia Dalcin e Juliana Sarubbi, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Publicado por
