Foto de Ramon Mendes / Rádio Palmeira
Na manhã desse sábado (22), a APAE de Palmeira das Missões promoveu o Mateada da Sindrome de Down na Praça Paulo Ardenghi, em Palmeira das Missões. O evento é parte da Jornada da Inclusão, que encompassa mais dois eventos nos próximos dois sábados, voltados a promover a conscientização e a luta pela igualdade de oportunidades e direitos para todos.
A mateada, que reuniu, além da comunidade, lideranças e entidades - como o Rotary Club, Lions Club, Liga Feminina de Combate ao Câncer, Escola Técnica do Comércio, Emater, entre outras - de todo município. Durante o evento, foram compatilhadas informações e experiências, promovendo um ambiente de acolhimento e respeito.
Segundo o presidente da APAE de Palmeira das Missões, Celso Prevedello: "A gente está nesse trabalho no sentido de mostrar para a comunidade que essas crianças, essas pessoas, elas não tem nada de diferente. São pessoas que tem que ser incluídas na sociedade. A gente não pode, que nem no passado, esconder os filhos com alguma necessidade. Então, nós estamos engajados em levar para a comunidade todo esse trabalho que na APAE, vem sendo executado".
Primeiro passo de uma jornada de três sábados
O evento desse sábado foi o primeiro de três eventos promovidos pela APAE durante estes próximos fins de semana, sendo chamado de Jornada da Inclusão. O próximo evento será nesse sábado (29), as 09h30min, com a Caminhada da Autismo. Partindo desde o Largo Alfredo Westphalen, no Centro, e indo até a Praça Paulo Ardenghi, na Vila Velha, o evento promoverá a conscientização sobre o autismo, trazendo um olhar de atenção as necessidades das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Já o último dos três acontecerá no dia 05 de abril, também as 09h30min, com a palestra sobre o autismo no auditório da UFSM, campus Palmeira das Missões. A palestra será ministrada pelo Dr. Rudimar Riesgo, especialista no tema, que falará sobre aspectos fundamentais no diagnóstico, intervenções e inclusão social das pessoas com TEA.
Publicado por
