
Foto de ASCOM - Prefeitura Municipal de Palmeira das Missões / Divulgação
Nesta terça-feira (15) foi realizada a 1ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, reunindo cerca de 200 participantes, entre trabalhadores dos setores público e privado, lideranças locais e representantes da área da saúde. O evento ocorreu no auditório da UFSM e teve como tema central “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”.
Organizada pelo Conselho Municipal de Saúde e pela Secretaria Municipal de Saúde, a conferência integra o processo preparatório para a 4ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (4ª CESTT), que será realizada em Porto Alegre ainda este ano, antecedida pela etapa regional. O encontro municipal teve como objetivo principal debater políticas públicas e construir propostas que garantam melhores condições de saúde no ambiente de trabalho.
A programação contou com plenária de abertura, grupos de trabalho, debates temáticos e eleição dos delegados que representarão Palmeira das Missões na etapa estadual. Os participantes discutiram os três eixos centrais definidos nacionalmente:
- 1. A Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora
- 2. As novas relações de trabalho e a saúde do trabalhador e da trabalhadora
- 3. Participação popular na saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras para efetivação do controle social
As discussões permitiram a construção de diretrizes e propostas com alcance municipal, estadual e nacional. Ao final, foram aprovadas moções e eleitos os(as) delegados(as) que representarão o município na próxima etapa, consolidando o compromisso de Palmeira das Missões com a saúde e os direitos da classe trabalhadora.
Publicado por
