Foto de Ramon Mendes / Rádio Palmeira
Dando uma prévia do futuro da música nativista, aconteceu na noite dessa quarta-feira (21), a 22ª edição do Carijinho da Canção Gaúcha, em Palmeira das Missões. O evento contou com 18 apresentações de artistas até 17 anos, disputando as categorias Pia (até 9 anos), Piazito (de 10 a 13 anos) e Piazote (entre 13 e 17 anos).
Os trabalhos começaram com a categoria pia, pela milonga "Garganta com Arena", interpretado por Yolanda Montes Postai, de Palmeira das Missões; seguido pela toada "Coração de Alecrim", interpretado por Valentina Lutkemaier Batista, de Carazinho. Logo após, Leandra Antonely de Moura Rodrigues, de Palmeira das Missões, subiu ao palco para defender a canção "Vira Virou", seguido do chamamé "Balseiros do Rio Uruguai", por Paula Emília, de Soledade. "O Canto do Sabiá", rasguido doble interpretado por Mateus da Silva Zuliani, de Palmeira das Missões, foi a próxima, os trabalhos foram finalizados na categoria por João Gabriel Vargas Duarte, de Encruzilhada do Sul, com a milonga "Pensarolando".
Logo após, teve início as apresentações da categoria Piazito, com a valsa "Valsa dos Vagalumes", interpretada por Laura Guedes, de Gravataí, seguido da canção “A Casa em que Cresci", na voz de Vale Mazuí, de Quaraí. A milonga "Arranjado", por Murilo Bottega, de Palmeira das Missões, foi a próxima, seguida da milonga "Os Olhos do Meu Cavalo", por Davi Augusto Teixeira, de Parobé. A chacarera "Liberta Sou", na voz de Isabela Marcolan da Silva, de Palmeira das Missões, e a canção "Nem que Seja por um Dia", por Ruliane Soeiro da Silva, de Palmeira das Missões, finalizaram a categoria Piazito.
Já a categoria Piazote começou pela chamarra “Legado de Avô”, interpretada por Gabriel Nascimento da Rosa, de Palmeira das Missões, seguido pela milonga “Um Mate por Ti”, por Larissa da Silva Fernandes, de Palmeira das Missões e pela canção “Coragem de Quem Canta”, defendida por Dafne Magnus, de Vacaria; seguida por Eva Sofia Dias da Silva, de Santo Ângelo, defendendo o chamamé “Dez Artoches e Um Segredo Missioneiro”. A milonga “Poeta Vivo na História de Palmeira”, defendida por Arthur Koch Vieira, de Palmeira das Missões, e a valsa “Valsa na Varanda”, defendida por Emmanuele Correa, de Porto Alegre, deram fim ao evento.
Após o show de Nicole Carrion, que abrilhantou o intervalo, foram anunciadas as vencedoras do festival:
Categoria Pia
- Primeiro Lugar: João Gabriel Vargas Duarte - Pensarolando (milonga)
- Segundo Lugar: Balseiros do Rio Uruguai - Paula Emília (chamamé)
- Terceiro Lugar: Garganta con Arena - Yolanda Montes Postai (milonga)
Categoria Piazito
- Primeiro Lugar: Davi Augusto Teixeira - Os Olhos do Meu Cavalo (milonga)
- Segundo Lugar: Vale Mazuí - A Casa em Que Cresci (canção)
- Terceiro Lugar: Laura Guedes - Valsa dos Vagalumes (valsa)
Categoria Piazote
- Primeiro Lugar: Arthur Koch Vieira - Poeta Vivo na Lembrança de Palmeira (milonga)
- Segundo Lugar: Emanuelle Corrêa - Valsa na Varanda (valsa)
- Terceiro Lugar: Gabriel Nascimento da Rosa - Legado de Avô (chamarra)
- Melhor Interpretação de Composição do Carijo: Poeta Vivo na Lembrança de Palmeira
- Melhor Instrumentista: Gabriel Nascimento da Rosa
- Revelação do Carijinho: Isabela Marcolan
Publicado por
