
Foto de ASCOM - Prefeitura Municipal de Palmeira das Missões / Divulgação
Três mulheres de Palmeira das Missões foram homenageadas com a Medalha Preta Roza, entregue em cerimônia realizada na quarta-feira (23), no Auditório do Ministério Público do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. A iniciativa é da deputada estadual Laura Sito (PT) e integra a programação do Julho das Pretas, mês dedicado à mobilização em torno do Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, celebrado em 25 de julho.
As homenageadas de Palmeira das Missões são Márcia Andreia do Amaral Ribeiro dos Santos Cavalheiro, Cinara Teresinha Aparecida Martins da Silva e Samira Machado da Cruz da Motta. Elas estão entre as mais de 300 mulheres negras de diferentes regiões do estado que receberam a medalha em reconhecimento às suas atuações em áreas como política, cultura, saúde, segurança pública, educação, trabalho social e produção acadêmica.
Participaram da entrega das medalhas a chefe de gabinete e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Condim), Maria Andreia Maciel Nerling, a procuradora-geral do município, Izana Patrícia dos Santos Silva, o secretário municipal de Administração, Carlos Santos, e o secretário municipal de Educação, Alfredo Ávila.
A Medalha Preta Roza foi criada com o objetivo de reconhecer o protagonismo de mulheres negras no Rio Grande do Sul.A entrega da medalha faz parte de uma agenda estadual de valorização e visibilidade das lutas históricas das mulheres negras no Brasil e na América Latina.
Cinara Teresinha Aparecida Martins da Silva
Cinara Teresinha Aparecida Martins da Silva nasceu em Palmeira das Missões, no dia 5 de julho de 1974. É filha de João Brenes Dias da Silva, conhecido como Santa Maria, e de Ruth Terezinha Martins da Silva. É casada com Jair Ferreira Brandão e mãe de João Pedro da Silva Brandão e Mathias da Silva Brandão.
Desde jovem, atua na militância do movimento negro. Em 1988, participou da criação do Grupo de Consciência Negra Afro Missões, em Palmeira das Missões.
É formada em Direito pela Universidade de Cruz Alta (Unicruz) e atua como extensionista rural na área social da Emater/RS-Ascar desde 2004.
Márcia Andréia do Amaral Ribeiro dos Santos Cavalheiro
Márcia Andréia do Amaral Ribeiro dos Santos Cavalheiro nasceu em 8 de setembro de 1980. É a filha mais velha de um casal de trabalhadores e cresceu em uma família com três irmãos. É casada com Marcelo Alves Cavalheiro e mãe de Luís Henrique dos Santos Cavalheiro.
Iniciou sua trajetória profissional no comércio, atuando por 11 anos como vendedora. Em 1999, concluiu o curso de magistério e, em 2017, formou-se em Licenciatura em Pedagogia. Em 2019, concluiu a pós-graduação em Gestão Escolar, com ênfase em Orientação e Supervisão.
Ingressou no serviço público em 2010, nomeada para o cargo de servente. Dois anos depois, foi aprovada em novo concurso público e passou a atuar como professora de Educação Infantil na EMEI Bem-Me-Quer, onde também desempenhou as funções de coordenadora pedagógica e vice-diretora até o ano de 2020.
Em 2021, foi convidada a integrar a equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação (SME), assumindo a coordenação da Educação Infantil. Em 2024, passou a ocupar a função de secretária adjunta da Educação, mantendo também a coordenação da Educação Infantil.
Samira Machado da Cruz da Mota
Samira Machado da Cruz da Motta tem 36 anos, é casada e mãe de dois filhos: Luísa, de 15 anos, e Henrique, de 3. Natural de Palmeira das Missões, iniciou sua trajetória profissional trabalhando como diarista em casas de família.
Com o tempo, passou a colaborar nas obras da Farmácia São João, onde começou como ajudante de serviços gerais, auxiliando na organização e limpeza do local durante o período de construção. Foi contratada para atuar na limpeza da unidade e permaneceu nessa função por quatro anos.
Posteriormente, Samira foi convidada a integrar a equipe de atendimento, assumindo o trabalho no caixa da farmácia. Após um ano nessa função, destacou-se no atendimento ao público e foi promovida para a área de vendas. Atualmente, além de atuar no setor comercial, também realiza aplicação de injetáveis, consolidando-se como profissional da área da saúde e do comércio.
Publicado por
