Três mulheres de Palmeira das Missões recebem Medalha Preta Roza em cerimônia no Ministério Público do RS
As homenageadas são Márcia Andreia do Amaral Ribeiro dos Santos Cavalheiro, Cinara Teresinha Aparecida Martins da Silva e Samira Machado da Cruz da Motta
Publicado em 29/07/2025 às 21:54
Atualizado em 29/07/2025 às 22:00
Capa Três mulheres de Palmeira das Missões recebem Medalha Preta Roza em cerimônia no Ministério Público do RS

Foto de ASCOM - Prefeitura Municipal de Palmeira das Missões / Divulgação

Três mulheres de Palmeira das Missões foram homenageadas com a Medalha Preta Roza, entregue em cerimônia realizada na quarta-feira (23), no Auditório do Ministério Público do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. A iniciativa é da deputada estadual Laura Sito (PT) e integra a programação do Julho das Pretas, mês dedicado à mobilização em torno do Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, celebrado em 25 de julho.

As homenageadas de Palmeira das Missões são Márcia Andreia do Amaral Ribeiro dos Santos Cavalheiro, Cinara Teresinha Aparecida Martins da Silva e Samira Machado da Cruz da Motta. Elas estão entre as mais de 300 mulheres negras de diferentes regiões do estado que receberam a medalha em reconhecimento às suas atuações em áreas como política, cultura, saúde, segurança pública, educação, trabalho social e produção acadêmica.

Participaram da entrega das medalhas a chefe de gabinete e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Condim), Maria Andreia Maciel Nerling, a procuradora-geral do município, Izana Patrícia dos Santos Silva, o secretário municipal de Administração, Carlos Santos, e o secretário municipal de Educação, Alfredo Ávila.

A Medalha Preta Roza foi criada com o objetivo de reconhecer o protagonismo de mulheres negras no Rio Grande do Sul.A entrega da medalha faz parte de uma agenda estadual de valorização e visibilidade das lutas históricas das mulheres negras no Brasil e na América Latina.

Cinara Teresinha Aparecida Martins da Silva

Cinara Teresinha Aparecida Martins da Silva nasceu em Palmeira das Missões, no dia 5 de julho de 1974. É filha de João Brenes Dias da Silva, conhecido como Santa Maria, e de Ruth Terezinha Martins da Silva. É casada com Jair Ferreira Brandão e mãe de João Pedro da Silva Brandão e Mathias da Silva Brandão.

Desde jovem, atua na militância do movimento negro. Em 1988, participou da criação do Grupo de Consciência Negra Afro Missões, em Palmeira das Missões.

É formada em Direito pela Universidade de Cruz Alta (Unicruz) e atua como extensionista rural na área social da Emater/RS-Ascar desde 2004.

Márcia Andréia do Amaral Ribeiro dos Santos Cavalheiro

Márcia Andréia do Amaral Ribeiro dos Santos Cavalheiro nasceu em 8 de setembro de 1980. É a filha mais velha de um casal de trabalhadores e cresceu em uma família com três irmãos. É casada com Marcelo Alves Cavalheiro e mãe de Luís Henrique dos Santos Cavalheiro.

Iniciou sua trajetória profissional no comércio, atuando por 11 anos como vendedora. Em 1999, concluiu o curso de magistério e, em 2017, formou-se em Licenciatura em Pedagogia. Em 2019, concluiu a pós-graduação em Gestão Escolar, com ênfase em Orientação e Supervisão.

Ingressou no serviço público em 2010, nomeada para o cargo de servente. Dois anos depois, foi aprovada em novo concurso público e passou a atuar como professora de Educação Infantil na EMEI Bem-Me-Quer, onde também desempenhou as funções de coordenadora pedagógica e vice-diretora até o ano de 2020.

Em 2021, foi convidada a integrar a equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação (SME), assumindo a coordenação da Educação Infantil. Em 2024, passou a ocupar a função de secretária adjunta da Educação, mantendo também a coordenação da Educação Infantil.

Samira Machado da Cruz da Mota

Samira Machado da Cruz da Motta tem 36 anos, é casada e mãe de dois filhos: Luísa, de 15 anos, e Henrique, de 3. Natural de Palmeira das Missões, iniciou sua trajetória profissional trabalhando como diarista em casas de família.

Com o tempo, passou a colaborar nas obras da Farmácia São João, onde começou como ajudante de serviços gerais, auxiliando na organização e limpeza do local durante o período de construção. Foi contratada para atuar na limpeza da unidade e permaneceu nessa função por quatro anos.

Posteriormente, Samira foi convidada a integrar a equipe de atendimento, assumindo o trabalho no caixa da farmácia. Após um ano nessa função, destacou-se no atendimento ao público e foi promovida para a área de vendas. Atualmente, além de atuar no setor comercial, também realiza aplicação de injetáveis, consolidando-se como profissional da área da saúde e do comércio.

Fonte: Daniela Vargas / ASCOM - Prefeitura Municipal de Palmeira das Missões

Publicado por

Foto Rádio Palmeira
Rádio Palmeira